domingo, 6 de maio de 2012

Reconhecimento


Reconhecimento é algo que todos nós, seres humanos, buscamos todos os dias de nossas vidas... Seja no meio familiar, social ou profissional. Por mais que alguns neguem, no fundo, todos querem ser reconhecidos pelo o que fazem.

Acho que aprendemos isso desde que nascemos, pois não basta nascer, é preciso chorar nesta hora, não basta abrir os olhos, é preciso fixar o olhar, não basta dar atenção a uma brincadeira, é preciso sorrir para mostrar que foi aprovado, não basta fazer uma gracinha, uma careta ou cantar parabéns, é preciso receber aplausos...

E assim vai durante toda a infância... Não basta aprender a ler, escrever e fazer contas, é preciso tirar boas notas na escola, não basta ter um bom comportamento, é preciso ser elogiado, não basta presentear, é preciso saber se agradou, e, com o passar do tempo, não basta dizer eu te amo, é preciso ouvir “eu também”.

Já na fase adulta, este hábito torna-se ainda mais forte quando entramos para o mercado de trabalho. O que todos esperamos é sermos valorizados por aquilo que fazemos, mas o que, infelizmente, nem sempre acontece. E quando falo em reconhecimento não estou falando apenas em compensação financeira, estou falando em valorização do esforço e da dedicação para fazer um bom serviço, pelo resultado e pela qualidade do trabalho... O dinheiro é apenas uma consequência. Ou, assim, deveria ser...

Bem, o que eu observo é que independentemente do motivo, estamos sempre esperando reconhecimento de nossas ações... As crianças esperam reconhecimento de seus pais, as esposas de seus maridos, os trabalhadores de seus patrões, os professores de seus alunos, os fornecedores de seus clientes, os artistas de seus fãs e da crítica, e por aí à fora...

E mesmo quando não estamos esperando reconhecimento, ficamos felizes quando ele nos acontece de surpresa! E eu me pergunto, por quê?? Por que ficamos tão felizes ao sermos reconhecidos por algo que fazemos? Por que a opinião do outro é tão importante para nós? Por que gostamos tanto de agradar as pessoas com as quais convivemos? Não basta apenas fazer o que gostamos e nos sentirmos bem com o resultado conseguido? De onde vem esta necessidade de reconhecimento? Seria insegurança, orgulho ou vaidade? Ou simplesmente satisfação por agradar ao outro?

Sabemos que a motivação é intrínseca, que o nosso desejo de realizar algo deve ser mais forte que os estímulos externos, pois se ficarmos esperando incentivo dos outros para colocarmos em prática nossos planos pode ser que jamais saiamos do lugar. Porém, ao concluir uma ação e atingir o nosso objetivo a nossa satisfação pessoal está garantida, mas a partir daí o nosso próximo objetivo passa a ser a conquista do reconhecimento dos outros... Ou seja, nunca estamos satisfeitos, sempre queremos mais! Porque não basta ser feliz sozinho, é preciso fazer felizes aqueles que convivem conosco! E o reconhecimento é a maior prova disso! Por isso, se você quer ser reconhecido, jamais deixe de reconhecer as ações daquele que está ao seu lado!


2 comentários:

André Bianc disse...

Luluzinha querida, mas um texto muito bom, este tema realmente é objeto de muito incômodo e até sofrimento para alguns. Vejamos na nossa área de atuação artística, chega a dar pena de ver gente querendo a qualquer custo ter esse tal de reconhecimento, nada contra, cada um sabe do que necessita. Eu, usando de minha modesta experiência, não busco reconhecimento para nada, até porque, nunca fiz nada de extraordinário em vida, mas quando ganhamos um “parabéns”, isso é muito bom, é um prêmio por algo que fizemos da melhor forma possível.
Finalizando, amo uma citação do nosso maior compositor erudito brasileiro, Heitor Vila-Lobos, quando lhe fizeram a seguinte pergunta: Porque a sua música é muito conhecida e reconhecida na Europa e no Brasil não é? Ele respondeu:
“Escrevo a minha música como alguém que escreve uma carta a posteridade, sem espera por resposta.”
Beijão.
André Bianc

Lucimara Fernandes disse...

Andrézito,
Você sempre modesto e culto! Adorei a citação, perfeita!
Quanto a mim, não há reconhecimento maior que receber comentários dos seguidores do blog e de amigos como você!
Muito obrigada!
Beijos.