quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Redes Sociais

Redes sociais são agrupamentos de pessoas que se unem por afinidades para manter relacionamentos afetivos, sociais ou profissionais, e compartilhar ideias com outros indivíduos que têm  interesses, valores e objetivos semelhantes.
As redes sociais sempre existiram, porém, com o surgimento da internet elas tiveram um grande crescimento, pois esta ferramenta tornou mais fácil a localização de pessoas e mais rápida a comunicação entre elas, favorecendo a formação de grupos homogêneos e organizados.
A cada dia que passa o número de adeptos às redes sociais aumenta. E quem participa de uma, na maioria das vezes, participa de várias, ou das principais.
Sites de Relacionamentos, como Orkut e Facebook, já se tornaram comuns, mas outros continuam surgindo...
O Linkedin vem ganhando tamanha popularidade em tão pouco tempo que logo se tornará imprescindível para quem quiser manter-se conhecido no mercado corporativo.
Skype e MSN são ferramentas básicas até mesmo durante o expediente de trabalho, facilitando a comunicação e interação de funcionários dentro da própria unidade e em diferentes filiais.
O Twitter estourou! Todos jornais, emissoras e programas de tv, empresas e celebridades aderiram à ferramenta de divulgação mais rápida do momento! Com apenas 140 caracteres você pode divulgar seu produto ou sua marca instantaneamente, ou contar a todos o que está acontecendo.
Os Blogs estão substituindo os antigos cadernos de diários e abrindo espaço para a divulgação de ideias, intercâmbio cultural e maior interação entre os participantes.

Mas você já parou para pensar qual a razão do crescimento das Redes Sociais hoje? Qual a importância dessas redes? Qual a influência que elas têm na sua vida?

Vieira*, em 2009, já dizia que as redes sociais são as grandes responsáveis pelo aumento do número de usuários de internet no Brasil, tendo em vista que essa ferramenta só passou a fazer parte efetiva da vida dos brasileiros após o surgimento dessas novas formas de relacionamento. Hoje, nove em cada dez usuários brasileiros que utilizam internet acessam sites de relacionamentos, como Orkut, ou usam ferramentas de comunicação instantânea, como MSN.  Com isso, a disseminação das redes de relacionamentos / sociais foi uma forte alavanca para o crescimento de usuários de internet no país.
Quanto à importância dessas redes, acho que os principais fatores são a facilidade de localizar pessoas e a rapidez de comunicação. Há pouco mais de uma década para nos correspondermos com alguém em outro país, dependíamos dos Correios, o que normalmente demorava cerca de 15 dias entre enviar e receber resposta (isso se a pessoa respondesse a carta no mesmo dia do recebimento). Hoje, esta comunicação pode ser instantânea, independentemente de sua localização no globo.
Agora, falando sobre as influências das redes sociais em minha vida, graças a essas redes, reencontrei amigos de infância, retomei contato com amigos que moram em outros países, revivi uma antiga paixão, consegui novas oportunidades de trabalho, conheci novas pessoas, comecei a escrever meus blogs e acredito que muitas outras coisas boas virão!

Mas apesar de todos esses aspectos positivos, não podemos perder o romantismo! Vale a pena lembrar o quanto era bom esperar pela resposta de uma carta enviada pelos correios, como é gostoso reler cartas, cartões e postais recebidos de pessoas queridas e relembrar esses momentos. Hoje, nos habituamos a ler os emails, responder e na maioria das vezes, deletar em seguida. Os cartões virtuais nem mesmo nos arriscamos a abrir por receio de ser vírus.
Devemos priorizar os encontros pessoais, que muitas vezes são substituídos pelo relacionamento virtual. Quantas vezes deixamos de sair com os amigos, mas ficamos em casa conversando com eles pela internet? Quantas pessoas conhecemos apenas no mundo virtual e nunca nos preocupamos em encontrar pessoalmente?
A tecnologia é importante e facilita nossas vidas neste mundo globalizado, mas não podemos permitir que ela acabe com o encantamento no nosso mundo real!

E para você, o que representam as redes sociais? Deixe seu comentário e participe da enquete!

Fonte:
*VIEIRA, Anderson. Twitter. Influenciando Pessoas e Conquistando o Mercado. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009.

4 comentários:

Karina Lapido disse...

Oi Lu,
Apesar de participar do Orkut e Facebook, utilizo esses dois sites mais para postar fotos do que, necessariamente, rever amigos ou fazer amizades. No último mês, comecei a acessar com mais frequência o Facebook em razão do grupo Tangram. Como ferramenta de trabalho, gosto muito do Skype, que facilita a interação com colegas que trabalham em obras distantes, cujo acesso aos e-mails da empresa é difícil. Ele também é melhor para transmitir arquivos pesados. No campo pessoal, o Skype está sendo um companheirão para diminuir minha distância com o Victor, que está em Porto Velho, cerca de 3.000km de distância. As redes sociais, no entanto, não substituíram minha preferência em estar frente a frente com os amigos e, principalmente, com o namorido... UFA! Ainda bem, né?!?

Andréa Vales disse...

Lú...Passei por aqui e adirei seu texto!!!!
Eu continuo preferindo o contato pessoal, mas confesso que essas redes facilitam muito o meu dia a dia!!! Bjos

Lucimara Fernandes disse...

Oi Meninas!
Fico feliz em saber que ainda preferem os contatos pessoais!
As tecnologias chegam para facilitar as nossas vidas, para aproximar as pessoas e não para nos isolar.
Obrigada pela participação!
bjs

Seaman disse...

Oi, eu acho que não podemos fugir delas.Acho que ficamos interativo demais, por outro lado nos relacionamos pouco, ficamos preguiçosos, e ainda por cima está nascendo uma geração quem nem sabe escrever. VLW ABLÇ, Uma vez uma aluno meu falou e aí çangue, eu me perguntei sangue com Ç, pois é , td na rede , olha eu abreviando, gera vícios. Aonde quero chegar, como qualquer meio a NET, como é conhecida, veio aproximar quem estava longe, distante, mais não separar fisicamente, antigamente tinhamos Carta, Depois veio Telefone, hoje a Net é mais barato
e vc ainda vê as pessoas ao vivo.
Mais o meu amigo de um outro bairro, da mesma rua?
é por isso que eu acho que estamos ficando interativos demais só virtualmente.Concordo com o autor a Globalização veio com a net, diminuiu fronteiras, aproximou quem estava longe fisicamente, amis está deixando distante quem está apenas do outor lado da rua.

SEAMAN