segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

De ilusão também se vive...

As pessoas costumam dizer que temos que ser realistas e ter os pés no chão. Concordo que em muitos momentos isso é necessário, principalmente quando precisamos tomar decisões. Porém, quanto mais realistas, mais céticos nos tornamos, e ao chegarmos neste ponto, ficamos chatos, questionadores, sempre duvidando das coisas e das pessoas, a vida perde a graça e o mundo fica mais frio. Por isso, não podemos perder de vez as ilusões, pois são elas que nos inspiram e dão um colorido especial em nossas vidas.

Quando perdemos as ilusões, perdemos com ela a esperança, a poesia e o encantamento pela vida. Sem ilusões, perdemos o brilho, a vontade de lutar e a força de seguir em frente, deixando assim de atingir muitos dos nossos objetivos.

Viver apenas de ilusão e não fazer nada para que as coisas aconteçam não são os melhores caminhos, precisamos ter atitude e colocar a mão na massa para que as nossas metas sejam alcançadas e os nossos sonhos concretizados. Mas já conheci muitas pessoas que vivem de ilusão, criam um mundo imaginário, acreditando nele de uma maneira surpreendente! A gente sabe que aquilo não é real, mas elas afirmam ser! E são felizes assim, pois aquilo passou a ser uma verdade para elas! E quanto à verdade de cada um, devemos respeitar, pois muitas vezes é mais fácil viver uma ilusão do que enfrentar uma dura realidade! Cada indivíduo tem o direito de ser como quiser e de acreditar no que bem entender. Afinal, “somos todos livres para fazer o que quisermos fazer”, como diz Richard Bach.

O ideal é sempre buscar o equilíbrio na vida, mas sei o quanto é difícil chegar até ele! Eu mesma não me considero uma pessoa muito equilibrada... rs. Acho que estou bem longe disso em vários aspectos, muitas vezes sou mais de extremos, gosto ou não gosto, quero ou não quero, vou ou não vou, creio ou não creio, e pronto! Mas sei que preciso mudar, pois ser radical muitas vezes é prejudicial.

Também não devemos acreditar em tudo sem questionar, mas não precisamos ser como São Tomé, que tudo tem que ver para crer, afinal, não vemos as radiações eletromagnéticas, mas ouvimos as músicas no rádio, vemos as imagens na televisão e conversamos pelo celular, não é?

Então é isso o que eu quero dizer, não perca a ilusão! Mas não questione tanto... Acredite na vida! Acredite em você! Como diz Richard Bach, em seu livro, Ilusões, “Imagine o universo belo, justo e perfeito, e então, tenha certeza de uma coisa: o Ser o imaginou bastante melhor do que você”. Não perca tempo tentando entender tudo, discutindo e tentando provar as coisas, em muitos momentos, podemos ser muito mais felizes sem questionamentos, simplesmente acreditando nos fatos a partir do que é verdadeiro para nós mesmos. Acredite na sua verdade, ela já basta para você ser feliz!

E lembre-se de Shakespeare, “Há mais coisas entre o Céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia”.

4 comentários:

Unknown disse...

lucimara
tudo que sentimos com grande emoção acabamos trazendo verdadeiramente pra nossa realidade( coisas boas ou ruins).
Eu sou da opiniao que a pergunta tem que ser a seguinte:- O que eu acredito como verdade é bom pra mim? não vai prejudicar ninguem?Então pronto! é só isso que interessa.
Parabéns pelo texto

Lucimara Fernandes disse...

Oi Meyróca!
É isso aí, o que importa é ser feliz!
Obrigada pela participação!
Bjs

Karina Lapido disse...

Lu... todos nós temos nossas ilusões (alguns mais, outros menos). Encontrar o "equilíbrio" é muito relativo porque uma pessoa pode ser equilibrada aos olhos de alguém e totalmente destrambelhada aos olhos de outras. Em relação aos extremos, com os anos aprendi que é um compromisso muito grande firmar uma posição de "sim ou não", "gosto ou não gosto" ou "jamais faria isso" porque ficamos sujeitos ao julgamento dos outros quando vemos que podemos tentar coisas que anteriormente costumávamos negar. Como diz o filósofo Mário Cortella, "não nascemos prontos" e eu acredito que temos a vidade inteira para nos iludir, nos decepcionar, nos refazer, desfazer, decidir, voltar atrás... o legal da vida é isso!

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Lu... creio que a ilusão faz parte da vida... mesmo alguém como eu que costuma ter opiniões muito firmes, às vezes até desagradáveis, kkkkkkk, ácido e muito crítico, também vivo de ilusões... li um texto recentemente onde o autor falava que tudo que existe aqui fora é fruto de nossos pensamentos.... já li também que tudo o que vivemos é pura ilusão, que nada de "real" na forma que acredtiamos existe, ou seja, tudo existe porque acreditamos que exista, é o que reconhecemos.. pura fisica quântica.... Concordo totalmente quando a Karina menciona que não nascemos prontos... estamos em construção o tempo todo.... Beijos e parabéns pelo post