segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

As três palavrinhas mágicas...

EU TE AMO

EU = pronome pessoal, 1ª pessoa do singular do caso reto
TE = pronome pessoal, 2ª pessoa do singular do caso oblíquo
AMO = verbo amar, na 1ª pessoa do presente do indicativo

Simples, não é? Então por que, para muitas pessoas, é tão difícil dizê-las?

Sou do tempo em que para dizer esta frase a alguém era necessário ter certeza do sentimento e da responsabilidade pelo compromisso assumido. E não falo do compromisso do relacionamento, da fidelidade, nada disso. Falo do compromisso de assumir um sentimento verdadeiro, sendo ele correspondido ou não. Falar EU TE AMO, muitas vezes pode ser tão difícil para quem diz como para quem ouve. Saber que é amado por alguém também exige uma certa responsabilidade que envolve respeito pelo outro que o ama. Como diz o sábio Pequeno Príncipe: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Ao ler recentes twetts de Gikovate, um deles me fez parar para pensar no assunto: “Adoramos ouvir "eu te amo". Porém, não convém avaliar a qualidade e intensidade do sentimento por palavras: elas saem fácil de certas bocas!”
Nada mais verdadeiro! Como os falsos profetas, existem os falsos amantes, que se dizem apaixonados e saem declarando amor apenas para iludir e conquistar... Dizer é fácil, comprovar que é difícil. Na “utopia do amor perfeito”, usando o título do post do Alexandre, as novas gerações banalizaram o EU TE AMO... As pessoas mal se conhecem e já começam a declarar as três palavrinhas como se tivessem encontrado o grande amor da sua vida! Isso acontece muito entre os jovens inexperientes, que ainda não sabem identificar um sentimento verdadeiro, e nos relacionamentos virtuais, onde tudo acontece muito rápido, com grande intensidade, mas, na maioria das vezes, acaba do mesmo jeito. As conquistas estão muito rápidas e os relacionamentos descartáveis.

Por outro lado, os tabus estão sendo quebrados e as pessoas estão aprendendo a lidar melhor com os sentimentos e também a demonstrá-los. Hoje, os pais dizem aos seus filhos que os amam, e vice-versa, os amigos também declaram o amor (de uma verdadeira amizade) que sentem uns pelos outros. Antigamente, EU TE AMO era dito apenas entre os casais.

Mesmo assim, ainda há pessoas que têm dificuldades em dizer EU TE AMO. Pessoas que preferem escrever a pronunciar, ou optam por dizê-las em outro idioma, como se assim diminuíssem o peso do compromisso. Ou ainda há aquelas que simplesmente não dizem de maneira nenhuma, mesmo tendo vontade ou sabendo que poderiam dizer com sinceridade. O que as impedem de dizer? Na minha opinião, acho que é o receio de afastar o outro ao invés de aproximá-lo, a insegurança por não ter uma relação consolidada e até mesmo as consequências desta declaração, que poderá criar expectativas, muitas vezes difíceis de serem correspondidas. No entanto, muitas dessas pessoas, mesmo não dizendo, amam verdadeiramente! Para outras, é muito difícil dar aquilo que nunca receberam, e isso inclui amor, afeto e carinho.  Como diz um amigo meu, é preciso saber ler nas entrelinhas: observar os gestos, as atitudes, o carinho, o olhar, que muitas vezes dizem muito mais que essas três palavras!

Para mim, ambas as situações são importantes. Não basta só ouvir. Eu preciso sentir que as palavras são verdadeiras através das atitudes. Mas eu também preciso ouvir! É como se uma coisa complementasse a outra. Ouvir alguém nos dizer, sinceramente, EU TE AMO, é um momento mágico que jamais esquecemos!

Não pensem que escolhi falar sobre isso por ser uma questão fácil para mim. Não é. Dizer EU TE AMO, na minha opinião, é muito sério! Tanto que para as pessoas que mais amo neste mundo é muito mais difícil dizer! Para alguns, eu digo na base da brincadeira (mesmo sendo profundamente sincera), para outros, apenas escrevo (por email, em cartões, no meu blog pessoal etc), para alguns, digo com simplicidade... Para quem eu mais queria dizer, ainda não consegui... Agora, escrevendo isso, percebi que a minha dificuldade em dizer EU TE AMO a essas pessoas vem da dificuldade com que elas também sentem em expressar os seus sentimentos. Já para as pessoas que tratam o assunto com naturalidade, acaba rolando espontaneamente, sem crises.

Observe que quanto maior o amor, maiores são as responsabilidades e as dificuldades de expressar este sentimento. E é justamente nesses casos que devemos lutar para superar esses obstáculos e demonstrar o que sentimos. A vida é curta, os anos passam depressa, as coisas mudam, as pessoas passam pela nossa vida e nem sempre ficam por muito tempo. Não devemos perder as oportunidades, pois ninguém pode nos garantir que teremos outra chance... Aprendi isso há muitos anos, da pior maneira possível, quando uma pessoa que eu amava muito morreu sem jamais ter ouvido essas palavras da minha boca, e também sem nunca tê-las me dito. Por isso, hoje luto para superar minhas dificuldades e não cometer o mesmo erro novamente.

Concluindo, o amor está no ar, pronto para ser vivido! E como já disse em outra ocasião, as emoções devem ser vividas e os sentimentos demonstrados, pois de nada vale pensar e não falar, sentir e não demonstrar, querer e não fazer, passar pela vida e não viver, viver e não ser feliz!
Desejo que você ame muito! E declare este amor!!

E para você, qual a magia destas três palavrinhas? Me conte!

12 comentários:

Karina Lapido disse...

Oi Lu,
Antes do Victor, eu só havia falado "Eu te amo" uma vez, mas foi muito doloroso porque marcou o fim de um relacionamento. Ao ler seu texto, lembrei da primeira vez que o Victor me falou a frase caprichando nos erros de português (AMA OCÊ), o que me deixou em dúvida se ele estava realmente sendo sindero ou falou apenas para me alegrar, já que ele estava prestes a mudar para Porto Velho. Também fiquei pensando nos motivos para ele ter finalmente falado (já que foi muito depois de mim): eu pressionei muito? Será que o significado dessas palavras tem, para ele era, o mesmo que tem para mim? Hoje, quase um ano depois que isso aconteceu, sinto que falar essa frase ficou natural para os dois e sempre falamos com todas as letras a que temos direito. É uma delícia ouvir e falar...

Lucimara Fernandes disse...

É Ká, eu acho que os homens têm mais restrições que a gente quanto a assumir e demonstrar sentimentos. Mas nem por isso amam menos... Só acho que precisamos esperar a pessoa certa e o momento ideal para que isso aconteça de maneira especial, como merecemos!
Bjs e obrigada pela participação!

Carla Lamac disse...

Como dizia o velho e bom Raul Seixas:
"...quando a gente se tornar rima perfeita, e assim virarmos de repente uma palavra só, igual a um nó que nunca se desfaz, famintos um do outro como canibais...amor e nada mais!"
Ah! o amor! Queria um amor com essa intensidade.
Creio que atualmente, o mundo está individualista demais pra "amar".
Amor requer compromisso.
Amor requer responsabilidade.
Amor requer cumplicidade.
Amor requer entrega.
Amor requer simplicidade.
Amor não é futilidade.
Amor é a palavra mais forte, a mais verdadeira, a mais exata, não podendo jamais haver dúvidas.
E mesmo vivenciando um mundo tão diferente, um mundo com tanto medo de amar. Tenho esperança que um dia vou encontrar o meu amor e poder contar "pro" mundo o quão bom é amar!

0BS: antes tarde do que nunca.

Unknown disse...

Lu

Antes de dizer eu te amo pra alguem devemos pensar bem na repercussão dessa palavra. Se não for totalmente sincera poderemos causar uma grande mágoa qdo tivermos que falar: ainto muito, o amor acabou! O amor verdadeiro não acaba. O que acaba é a paixão é o encantamento. Ninguem morre de amor porque aprendemoa amar a todo momento.
Eu amo voce, de verdade!

Lucimara Fernandes disse...

Oi Carla,
Valeu à pena esperar tanto por sua participação no blog... Gostei da inspiração! Com certeza, o seu dia vai chegar! Aliás, o nosso! rs.
Espero contar mais com os seus comentários a partir de agora!
Um grande beijo!

Oi Meyróca!
Fiquei emocionada com seu comentário! Falar de amor é sempre inspirador!
Obrigada pela participação constante!
Um grande beijo e até o próximo post... rs.

Unknown disse...

Ola Lucimara, estou aqui para fazer mais este comentário, achei muito bom teu texto, e acima de tudo é realmente oque acontece, como havia lhe dito, hoje as pessoas dizem EUTEAMO, tudo junto para conquistar e não para se entregar ou por sentimento.....com todo este fica aqui, ali ...as pessoas não se apegam ou simplesmente não deixam o sentimento aparecer, mais há sempre uma esperança e alguem que diga EU TE AMO com sentimento verdadeiro, eu ja disse muito eu EU TE AMO, com o coração...
Mais o tempo é outro agora...e encontrar alguem que procure algo assim tbm é dificil..de dizer as 3palavrinhas. bjs

Marli disse...

Oi Lu,
Vc escreveu um compêndio. Menina, vc poderia fazer uma tese em cima disso. Parabéns!
Eu nunca digo essas três palavrinhas, mas acho que demonstro meu carinho e amor pelas pessoas em tratando-as bem e dando presentes. O interessante é que minha mãe além de amorosa diz isso o tempo todo para os filhos dela, e olha, que ela já tem 77 anos. Cada um da sua maneira, não?

Anônimo disse...

Lu,
No dia que te conheci, tive apenas uma certeza, que era uma mulher maravilhosa e incrível e que veio a esse mundo com uma missão: dar e buscar o verdadeiro amor...
Todos os seus questionamentos, todas as suas dúvidas, todos os seus sentimentos, sempre são norteados pelo amor.
Mas, suas inseguranças, muitas vezes a impedem de ter um sentimento que a deixaria muito mais amada: a felicidade.
Ame-se sempre! Você é um ser de LUZ, especial e amada, escolha todos os dias ser feliz, independetemente dos sentimentos negativos de algumas pessoas.
Apesar de toda distância e do longo tempo entre nossos encontros, posso dizer: EU TE AMO.
Fernando Just

Lucimara Fernandes disse...

Oi Danilo,
Em primeiro lugar, gostaria de dizer que estou adorando a sua participação nos meus blogs, tanto no Blog da ZZZ, quanto aqui no Tangram! Obrigada!
Quanto a encontrar um amor verdadeiro, sei que é difícil, mas não é impossível! Acredite nisso! E quando menos esperar, estará dizendo e ouvindo novamente as 3 palavrinhas mágicas! rs.
Um grande beijo!


Oi Marli!
Obrigada por suas palavras... Eu ainda não havia pensado na ideia da tese... Mas, realmente, seria interessante! rs.
Quanto a expressar o amor, cada um tem sua maneira, concordo com você. E acho que todas elas são válidas! Mas dizer e ouvir EU TE AMO tem uma magia especial... E justamente por isso, raramente dizemos e a tão poucas pessoas. Mesmo que isso não se torne um hábito, acho que vale a pena experimentar! rs.
Um grande beijo, minha amiga!


Meu querido amigo Just!!
Antes de tudo, EU TE AMO também! Desde o início da nossa amizade, isso ficou muito claro!
Saiba que fiquei emocionada com suas palavras! Adorei a sua participação no blog e espero contar com você por aqui mais vezes a partir de agora!
Quanto ao tempo e à distância, não se preocupe, eles não são páreos para nós... rs. Nossa amizade é muito maior que isso!
Estou com muita saudade!!
Um grande beijo!

Adriano disse...

Meus pais não me ensinaram como e nem quando usar estas palavras. Também não me recordo de nenhuma declaração de amor deles por mim.

Mas tudo mudou quando sai do Brasil em 1992. Descobri que fazia muito bem a alma dizer e ouvir as palavras EU TE AMO de alguém importante. Estando distante, tanto eu, quanto meus pais e irmãos passamos a usar cada oportunidade para amar também com palavras!

E também descobri que amava alguns poucos dos amigos que deixei para traz. E decidi que era importante que eles também soubessem que eu os amava.

Hoje nao sinto nenhuma insegurança ou temor de dizer as palavras "eu te amo." Tenho uns três amigos homens, amigos da alma, com quem tenho a liberdade de dizer "eu te amo" sem que haja nenhum constrangimento.

Creio que as palavras "EU TE AMO" quando usadas no contexto correto, no momento correto, e com a atitude correta, transcendem a nebulosidade e confusão causadas pela cultura contemporânea e o decorrente mau uso.

Infelizmente houve um tempo que nao era assim. Confesso que quando adolescente não fui muito cuidadoso em falar estas três palavras, talvez por simples imaturidade, mas também por simples desejo de manipular.

Charles Louis Kiraly disse...

Eu não consigo acreditar que certas coisas que surgiram nos Homens, quando as palavras não tinham alcançado a profundidade e a complexidade que hoje existe, sejam redutíveis, sejam racionalizáveis. Acontece que , o poeta e o filósofo são aqueles que chegaram mais perto das explicações que desejamos, ou que são as mais perfeitas. Nossos sentimentos não são tão concretos a ponto de serem dissecados, acho que existe em relação ao amor, algumas expectativas. Há possibilidades de se encontrar o sentimento gêmeo no outro, a alma gêmea, isso é possível,aí há um encontro de expectativas, uma dinâmica mais fluente de relação. O amor é vivido de formas múltiplas, com intensidades diferentes e expectativas diferentes, poderá ter o companheiro ou parceiro algo semelhante, caso contrário o encontro será limitado. Não dá para racionalizar sentimentos, mas podemos encontrar pessoas que se aproximam e muito das nossas expectativas. Pense nisso, é mais difícil, mas se estrutura de uma forma mais adequada.

Lucimara Fernandes disse...

Oi Dri,
Realmente, tem muitas coisas que os nossos pais não nos ensinam, mas que aprendemos sozinhos, ou melhor, que a própria vida nos ensina... E dizer EU TE AMO é uma delas!
No meu caso, aprendi o significado dessas 3 palavrinhas com um grande amigo, uma pessoa especial que faz parte da minha história e que independente de tempo e distância, estará sempre comigo, pois o nosso amor é eterno!
Eu já imaginava o que esta frase significa para você, mas não esperava que fosse expor aqui os momentos em que abusou do uso dessas palavras... Parabéns! Isso mostra mais uma vez o quanto é generoso, humilde e também a sua maturidade!
EU TE AMO, meu amigo!
Um grande beijo.

Dr. Charles,
Fico muito feliz em contar com a sua participação no meu blog!
Quanto ao amor, concordo que ele pode ser vivido de múltiplas formas! Acho que isso depende muito do momento em que o amor acontece e também do ser amado, o que vai interferir na nossa maneira de expressá-lo... Mas independente das expectativas, acho que sempre valerá à pena dizer as 3 palavrinhas mágicas... rs. Você, como poeta, há de concordar comigo, certo? rs
Um grande abraço!