domingo, 20 de janeiro de 2013

Mudanças - Mudam as estações e nós também...


Já escrevi algumas vezes sobre mudanças, acho que este tema me persegue... Assim como o tempo, pois também gosto de escrever sobre ele... Mas hoje escreverei sobre os dois. E os efeitos que eles causam em nossas vidas...

Sabemos que são as mudanças que nos levam ao aprendizado e nos fazem sair do lugar, pois a estagnação não nos leva a nada... E só evolui aquele que muda.

Toda mudança exige um tempo para acontecer, assim como as estações: primavera, verão, outono e inverno, um tempo muitas vezes necessário para amadurecer o fruto, ou uma ideia...

Algumas mudanças demoram a acontecer apenas por nossa resistência, pelo receio que temos de suas consequências... Outras, porque realmente estamos satisfeitos com uma situação e simplesmente não queremos que ela mude.

Mas mudar é preciso. Isso é um fato. E quando chega a hora da mudança acontecer, se nada fazemos, o próprio universo conspira para que ela aconteça... Então, melhor que nós mesmos tomemos a iniciativa para o processo de mudança, o que torna mais fácil manter o controle da situação.

Porém, também sabemos que nem sempre é simples dar o pontapé inicial, principalmente quando ainda não estamos certos se queremos ou não mudar alguma coisa. Sair da zona de conforto parece simples, mas não é... 

Mudar algo que queremos é sempre mais fácil, basta analisar os fatos, definir os objetivos, estabelecer as estratégias e colocar o plano de mudança em ação.  Neste caso, a vontade de mudar acaba se tornando uma motivação para o processo correr bem. 

Mas mudar aquilo que é preciso, e não o que queremos, é muito difícil, exige mais tempo e muita coragem! O que nem sempre temos... E acaba adiando a mudança.

Agora, mudar aquilo que nos agrada é muito mais difícil! Mas pode ser o caminho para outras mudanças... E se somos capazes de correr riscos para mudar algo que gostamos em busca de uma superação, também somos capazes de enfrentar nossos medos e mudar aquilo que nos desagrada em busca da nossa felicidade!

Há um ditado popular que diz “em time que está ganhando não se mexe”, pois é sempre um risco mudar algo que está dando certo e continuar tendo sucesso... A chance dessa mudança prejudicar o andamento das coisas é grande, mas só saberemos ao fazê-la. Por outro lado, se a mudança for positiva a satisfação será ainda maior!

E acredite, se algo der errado, sempre haverá uma solução, uma nova oportunidade de mudar outra vez, de fazer diferente e de obter outros resultados, pois a vida é uma constante transformação!

Acredito que não viemos a este mundo a passeio... Estamos aqui para evoluir! E só evolui aquele que está disposto a se transformar! Mas só se transforma aquele que enfrenta as mudanças... Independente do tempo que elas levem para acontecer!



Um comentário:

Unknown disse...

Lucimara, o assunto escolhido por você, e escrito com bastante desenvoltura, é realmente pertinente agora, e em qualquer tempo - acho que já dei a entender o quanto admiro seu modo de pensar e expô-lo em textos. Mas o principal motivo de lhe escrever agora é que estou pensando em começar a reunir um grupo em meu apto. para discutir literatura e afins; eu, Rafael Martins e Leandro Monteiro já fizemos uma primeira reunião, onde discutimos Marcelino Freire, e expus minha intenção a eles, que foi bem aceita, só dependendo de acordo quanto a dia e horário.
Estou lhe fazendo um convite para para participar do grupo. Ainda não conversei a respeito com os demais,mas pensei em fazer a reunião às sextas-feiras à noite. Queria saber o que você acha do horário; não se aceita ou não o convite, pois um não aceitamento dele me faria repensar algumas questões existenciais em minha vida; mas se acha o dia e a hora escolhidos razoáveis. Também poderíamos conversar a respeito da frequência, talvez não fosse preciso fazer tal reunião semanalmente, mas a cada quinze dias.

Um grande abraço, Lucimara!