domingo, 23 de setembro de 2012

Espírito de Equipe


Ao contrário do que costumamos ouvir, não nascemos e não morremos sós. Eu, como kardecista, acredito que estamos sempre sendo assistidos por amigos espirituais que nos acompanham e amparam em todos os momentos de nossas vidas, inclusive nas horas de nascimento e desencarne, pois estamos todos ligados em um projeto reencarnatório, que será concretizado com a participação de todos, interligados e com foco no mesmo objetivo. Mas esta é apenas uma crença de fundamento filosófico e religioso, daqueles que acreditam em reencarnação.

Escolhi este exemplo para iniciar o post justamente por não ser uma crença geral, pois a partir de agora os exemplos servirão a todos. Porém, para chegar onde eu quero com este raciocínio é necessário que todos saibam a diferença entre grupo e equipe, porque só assim é possível compreender a importância de se trabalhar ou viver com espírito de equipe.

Para começar, é preciso ficar muito claro que “toda equipe é um grupo, mas nem todo o grupo é uma equipe”. Então, qual seria a diferença entre eles? A diferença é que apesar de ambos serem agrupamentos de indivíduos com interesses comuns, no grupo não há o mesmo comprometimento dos integrantes para atingir as metas desejadas e, muito menos, parceria e união para se chegar aos resultados. Em um grupo onde há espírito de equipe a comunicação é fundamental, as informações são compartilhadas, as estratégias são traçadas em comum acordo e todos estão cientes da importância do bom desempenho de cada membro da equipe, o que proporciona ajuda mútua e maior motivação no dia a dia. No grupo há concorrência entre os integrantes. Na equipe há união entre os parceiros.

Muitas vezes, as pessoas estão reunidas por acaso, e não porque escolheram a companhia daquelas pessoas, mas simplesmente porque querem fazer parte daquele grupo que compartilha os mesmos interesses, como acontece, na maioria das vezes, nos ambientes de trabalho ou nas práticas esportivas, porém, o que definirá se este grupo se tornará uma equipe, ou não, será o comportamento de seus integrantes.

Já nos relacionamentos pessoais, família, namoro, casamento, amizade, as pessoas se aproximam não só pelos interesses comuns, mas, principalmente, por afinidade, afeto e amor.  E é justamente aqui que eu queria chegar! Pois são nesses casos que, muitas vezes, esquecemos da importância de convivermos com espírito de equipe, o que gera aborrecimentos, conflitos e separações desnecessárias, que poderiam ser evitadas, se houvesse mais união e comprometimento de cada um para uma convivência mais harmoniosa.

Infelizmente, nos últimos tempos, temos visto pessoas cada vez mais individualistas, lutando por seus objetivos como verdadeiros gladiadores, numa guerra, onde vence o melhor. Acredito que a concorrência do mercado de trabalho vem proporcionando este comportamento que, muitas vezes, é transferido para as relações afetivas, gerando uma bola de neve.

Precisamos frear esta bola. Impedir que este comportamento se torne comum e modelo para as próximas gerações. Precisamos pensar no coletivo antes de pensar individualmente. Precisamos entender que fazemos parte de um grande quebra-cabeça, onde cada peça é fundamental. Precisamos aprender a viver com espírito de equipe em todas as áreas de nossas vidas! Só assim o mundo se tornará melhor e as pessoas mais felizes!

Não nascemos e não vivemos sós, vivemos em sociedade e precisamos uns dos outros para sobreviver! 


2 comentários:

Karina Aldrighis disse...

Lu, seu texto está bem reflexivo: sempre penso muito neste assunto, o que me gera muito comflito; os Sociólogos dizem que o ser humano é um ser social, que se desenvolveu e evoluiu por conta de ser sociavel e viver em grupo, mas nos dias atuais, o capitalismo e a competitividade empurram as pessoas cada vez mais a serem individualistas e concorrerem entre si, seja no mercado de trabalho, no amor,etc. Como achar um equilibrio em meio a tanto antagonismo? bjs

Lucimara Fernandes disse...

Oi Ká,
Esta é a grande questão: Como achar o equilíbrio? O equilíbrio seria a solução de todos os problemas... Mas encontrar este ponto entre o certo e o errado ou entre o bem e o mal é o que é complicado...
Enquanto este dia não chega vamos vivendo da melhor maneira possível... Refletindo e procurando ser um pouco melhor a cada dia!
Um grande beijo e obrigada pela participação!