domingo, 16 de outubro de 2011

Pensar, Fazer, Brincar... Qual é a Ligação?

Algumas vezes, já me disseram que eu penso demais... Só queria entender o que pretendiam dizer com isso... Se pensar demais é positivo ou não?

Muitas vezes, pensar demais pode causar certa confusão mental, quando as ideias ainda não estão muito organizadas dentro da cabeça... Mas a partir do momento que conseguimos colocá-las no lugar, bons projetos podem surgir!

Outras vezes, pensar demais pode ser fácil, o difícil é colocar esses projetos em prática, fazer com que essas ideias se tornem realidade! Esta sim é a grande dificuldade.

E é neste ponto que vem o brincar! Saber brincar com a vida e a com os seus obstáculos, com suas diversidades, com as pessoas e com as surpresas do dia a dia! Este é o grande segredo, ter jogo de cintura, acreditar no sonho e lutar para atingir seus objetivos.

E foi, justamente, assim, pensando demais que este blog, Tangram das Ideias, surgiu. A partir de uma conversa, à mesa de um bar, que deu início a uma ideia, organizada e colada em prática rapidamente. Pensando, fazendo e brincando, esta boa ideia trouxe várias outras e, também, novas ligações, com novas pessoas, com novos movimentos e com uma nova realidade, que proporcionaram novas mudanças.

E é assim, através de ligações, que muitas outras ideias vão surgindo, simultaneamente, em todos os cantos, originando outros projetos, que ligados misteriosamente por “redes” sociais, virtuais, afetivas, universais, espirituais, etc, enfim, um dia “se ligam”, transformando pessoas e realidades.

E foi assim, através dessas ligações que o “Tangram das Ideias” e o “Ligação” (evento realizado pela parceira das universidades UNITAU e USP), se cruzaram, originando novas ideias, novas amizades, novas parcerias, novos projetos e novas ligações. Ligações conectadas numa rede movida por sonhos, paixão e determinação para realizar estes sonhos! Uma rede cuja tendência é apenas de crescer e se fortalecer a cada dia!

Se “pensar” gera novas ideias, “fazer” transforma essas ideias em realidade e “brincar” facilita esta transformação, então esta é a grande “Ligação” para tornar o nosso mundo melhor!

“Se ligue” você também nesta ideia e felicidades!

11 comentários:

Karina Aldrighis disse...

Ótima reflexão Lucimara, pensando, realizando e se ligando! Nas redes virtuais, mas sobretudo nas reais tbem! Viva a Literatura Bjs

Lucimara Fernandes disse...

Oi Ká,
Que lindo, adorei isso!!! Viva a Literatura!!!
Estamos, humildemente, fazendo a nossa parte... rs
Bjs e obrigada!

Karina Lapido disse...

Oi Lu,

É muito gratificante quando pensamos alguma coisa que queremos fazer e colocamos nossa energia para transformar em realidade o que era apenas uma ideia na nossa cabeça.
Na minha opinião, o "Brincar" significa fazer isso sem estresse, partindo do princípio de que, se pensamos e fizemos, foi por vontade própria e não por obrigação.
Parabéns por todos os projetos que você tem colocado em prática e obrigada por permitir que eu faça parte de um deles: o Tangram das Ideias.

Beijo,

Lucimara Fernandes disse...

Oi Ká,
O mais gratificante de tudo isso, além de ver nossos projetos realizados, é ter o reconhecimento de pessoas que admiramos e respeitamos, assim como você e tantas outras pessoas que têm feito parte desta "ligação" toda!
Gostei muito da sua colocação quanto ao "brincar" sem estresse... Bom seria se pudéssemos fazer apenas aquilo que temos vontade, pois, assim, a vida seria uma grande "brincadeira"... rs.
Quanto ao seu agradecimento, eu aceito, se você também agradecer o meu, pois está sempre disposta a atender aos meus pedidos de revisão gramatical e a contribuir com suas ideias! Muito obrigada, minha amiga!
Que tenhamos muitos e muitos projetos a realizar juntas!!!
Um grande beijo!

André Bianc disse...

"A única liberdade que temos é a do pensamento."

Luluzinha, ótimo texto, como disse a amiga Karina Aldrighs, ótima reflexão.

Pensarei no assunto......rsrsrsr

Teresa Bendini disse...

Lú, você brinca com as palavras...depois de pensá-las, as faz realizar sua função: Produzir reflexão. Seus textos são perfeitos sempre. Talvez eu pudesse compará-la a um jogador de futebol das palavras, você é mesmo uma artilheira das palavras. Sabe dominá-las como o jogador prestes a fazer o gol. Brinca um pouco com elas, fazendo analogias e criando metáforas. Depois marca sutilmente o gol. Adoro seus textos. Grande comunicadora. Teresa

Lucimara Fernandes disse...

Querido André, verdade! A liberdade de expressar nossas ideias já foi impedida durante a ditadura militar, mas a liberdade de pensar ainda não conseguiram nos tirar... O pensamento é livre, graças ao nosso livre arbítrio também temos liberdade de escolher aquilo que queremos ou não fazer... E, como citou a minha amiga Karina Lapido, se fazemos o que escolhemos, fazemos com satisfação, e neste caso, podemos brincar, tornando a nossa vida mais gostosa, mais divertida e sem estresse... rs.
Pense, pense muito... Mas não deixe nunca de expressar seus pensamentos!!
Adoro você!
Beijos

Lucimara Fernandes disse...

Oi Tê,
Receber este comentário de uma escritora como você é uma grande honra, pois admiro muito a sua forma de pensar, de fazer acontecer e de brincar com a vida!
Se eu sou uma grande artilheira, neste jogo das palavras, você certamente é a grande goleira que pega todas as bolas adversárias, ajudando a vencer a partida!
Desejo que Deus continue nos abençoando nesta trajetória e que ainda conquistemos muitos campeonatos juntas... rs.
Adoro você, minha amiga!
Um grande beijo!

Lucimara Fernandes disse...

Oi Tainá,
Acabei de visitar o seu blog e achei bem interessante para uma adolescente. Parabéns!
Vi que é de Salvador, cidade que gosto muito! Por favor, gostaria de saber como ficou sabendo do Tangram das Ideias e chegou até mim... Fiquei curiosa... rs.
Continue escrevendo e participando do Tangram!
Abraços

Jorge disse...

Boa tarde,Lucimara.
Eu fui uma dessas pessoas que disse qu vc pensa demais.Só acho que algumas vezes , pensando muito
não falamos o que queríamos e como devíamos, nos blindamos, e perdemos algumas oportunidades,e brincadeira é semre bom, faz pensar,refletir,gera inteligência, contra-inteligência e aí fica gostoso demais da conta.bjs

Lucimara Fernandes disse...

Oi Jorge,
Verdade, você foi uma delas... E, provavelmente, não será a última...
Concordo que ao pensar demais, deixamos de dizer muitas coisas, mas também evitamos de fazer muitas bobagens... Se podemos pensar e brincar, brinquemos então... rs
Beijos