sábado, 1 de outubro de 2011

Há tempo de calar... E tempo de falar...

Como diz na passagem bíblica, Eclesiastes 3, “há tempo de calar e tempo de falar”... O difícil é saber identificar esses momentos e calar ou falar na hora certa. Muitas vezes, no calor da emoção, não conseguimos discernir a ocasião ideal para expressar o que queremos, falando demais na hora errada ou perdendo a oportunidade de dizer nossas opiniões na hora certa, e metemos os pés pelas mãos, tanto no trabalho, como com os amigos, com a família ou no relacionamento conjugal.

Quantas vezes nos magoamos por não dizer o que pensamos para não desagradar aos outros? Mas, em outras, quando revelamos nossos sentimentos para satisfazer a nossa própria necessidade, acabamos magoando as pessoas... Que geralmente, são aquelas que mais amamos e não queremos nunca magoar!

Como é difícil calar... Sufocar no peito um sentimento tão forte! E na cabeça, pensamentos que insistem em ser revelados... Questionamentos que necessitam de respostas! Muitas vezes não encontradas ou fornecidas...

Como é difícil falar... Encontrar as palavras certas para expressar exatamente o que sentimos e pensamos de maneira que o outro possa nos entender com exatidão, sem distorcer aquilo que queremos dizer...

Como é difícil entender o pensamento do outro, a linha de raciocínio e os motivos que o levaram a dizer determinadas coisas ou escolher não dizer nada...

Como é difícil aceitar o silêncio do outro...  A nossa mente é fértil! E na ausência do plantio de boas sementes dá espaço à germinação de pragas e ervas daninhas...

Como diz no texto de Eclesiastes, “há tempo de plantar e tempo de colher”... Precisamos cuidar da nossa terra! Só assim, colheremos bons frutos... 

Mas, apesar das diversidades e das dificuldades de qualquer relacionamento, jamais podemos esquecer que é sempre tempo de amar!

12 comentários:

JHD disse...

Na verdade quem escreve o livro de Eclesiastes foi o Rei Salomão, filho do Rei Davi com Bate Seba, foi um dos reis mais gloriosos e inteligentes da face da terra até hj, Reis e Rainhas vieram de longe para admirar o seu reinado, porém terminou os seus dias de forma lamentável. Qdo escreve Eclesiaste 3, ele fala das nossas vidas,e da dele própria, o quanto podemos evitar e expressar, vivendo em coletivo é claro, um entendo ao outro, se hj eu falo vc houve, amanhã eu sou td ouvidos e vc fala, sabendo o momento certo de cada ato, há tempo pára td nesta vida ,só que isso não acontece , como não aconteceu naquela época, esse texto é lindo, grandioso, ele fala também sobre jogar pedras e carregar pedras,quais pedras hj estamos jogando ou recolhendo, fala sobre o choro, só que de uma maneira que tem tempo para isso, não é a vida toda, chorar por algo, carregadr pedars por algo, ficar calada(o)por algo,td tem seu tempo.
mais não era essa a sua intençao incial, me desculpe por intrometer dessa forma em seu blog.
Qual é o nosso tempo hj...
Cada um responde por sí, o meu é ....bjs

Lucimara Fernandes disse...

Oi JHD,
Verdade, apesar de nunca ter feito um estudo da bíblia, conheço este texto, que é realmente lindo!
E não precisa pedir desculpas, você não está se intrometendo no meu blog, mas sim participando do nosso blog!
Este espaço é justamente para trocarmos ideias e informações.
Obrigada! Continue participando!
Bjs

Adriano disse...

Fera Lu! Gostei muito. E recomendo estudar a Bíblia :) tem muita coisa boa la'

André Bianc disse...

Exceto a citação bíblica (eu acho a bíblia um saco), seu texto é muito bom, nos coloca diante do exercício de saber ouvir, ouvir varias vezes, e quem sabe, se valer a pena falar.

Lucimara Fernandes disse...

Oi Dri,
Eu já fiz estudo do Evangelho (Segundo o Espiritismo) por um tempo, mas sentia que um conhecimento maior da Bíblia fazia falta... Nunca sentei para ler... Mas já pensei em fazer o estudo... Um dia eu ainda farei!
Obrigada!
Bjs

Lucimara Fernandes disse...

Oi Andrezito!
Não posso dizer que é um saco ler a Bíblia, porque na verdade eu nunca parei para ler... Tenho vontade de conhecer mais, pois acho que tem muito informação legal ali... Mas é uma leitura que exige tempo e dedicação!
Saber ouvir exige controle e paciência... O que nem sempre temos... Agora, falar é fácil... O difícil é enfrentar as consequências do que falamos depois... Refletir antes de falar é o melhor caminho! Com o tempo a gente aprende... Eu estou tentando... rs
Obrigada pela participação!
Bjs

Karina Aldrighis disse...

Que lindas e sábias palavras, amiga Lucimara, pena que nem sempre temos a inteligencia emocional para dizer as palavras certas nos momentos certos, mas como já diz o ditado, "errar é humano" e ainda bem que a vida as vezes nos dá uma segunda chance para acertarmos nossos atos falhos...adorei! bjs

Lucimara Fernandes disse...

Oi Ká, é verdade, a vida sempre nos dá outra chance, mas nem todas as pessoas são tão generosas assim... E lidar com as nossas emoções no momento de crise já é difícil, com as emoções do outro é muito mais complicado... Por isso, manter o equilíbrio e saber identificar o momento certo de falar ou calar é o ideal! Pena que é tão difícil... rs.
Fico feliz que tenha gostado do post!
Obrigada pela participação!
Beijos

danilo ( alma do bem ) disse...

Olá minha amiga, tudo bem? realmente é muito dificil saber o exato momentos para se dizer algo principalmente porque muitos querem ouvir aquilo que querem e não oque deveriam ouvir ..mais eu acredito que devemos dizer oque sentimos ser justo, a questão se vão gostar ou não isso não cabe a nos ..assim como também muitas vezes nos não aceitamos ouvir ...um grande beijo ..

Lucimara Fernandes disse...

Oi Danilo querido!
Que bom tê-lo de volta ao blog... Já estava sentindo falta dos seus comentários... rs.
Verdade, saber o momento certo de falar ou calar, não é fácil... E é humanamente impossível agradar a todos... Ou ser entendido por todos... E como diz uma amiga minha, "eu sou responsável por aquilo que eu falo, não pelo o que você entende"... mas isso já dá um outro post... rs.
Beijos

Marli disse...

Oi Lu, adorei, como leitora da Bíblia e como faladeira. Pois é amiga, eu até agora não aprendi a calar. É impressionante que eu sempre tenho algo a dizer. Parabéns pelo post!

Lucimara Fernandes disse...

Oi Marli!!
Que bom tê-la de volta ao blog e mais uma vez contar com a sua participação na minha página!
Realmente, minha amiga, calar é muito mais difícil que falar... Para mim também sempre foi assim. Por isso, escrevo. Quando percebo que não é hora de falar e consigo respeitar este momento, reflito através dos meus textos e muitas vezes encontro as respostas que eu tanto procurava!
Um grande beijo!