domingo, 1 de janeiro de 2017

Retrospectivas de 2016... Expectativas para 2017!

2016 foi um ano meio estranho...

Parece que dei uma parada no tempo... Deixei de fazer muitas coisas que são muito importantes para mim, que fazem parte da minha vida e do meu calendário todos os anos.

Li poucos livros, quase não escrevi... E o pouco que escrevi foram textos pequenos, alguns pensamentos, poucas reflexões.

Apesar de todo mundo achar que eu viajo muito, este ano viajei bem menos... Fui poucas vezes para o Rio, não fui nenhum fim de semana para São Paulo e nem fui aos eventos que tanto amo em Paraty, como o Bourbon Street e a Flip. E também não viajei no Reveillon, o que sempre costumo fazer...

Por outro lado, aproveitei intensamente as poucas oportunidades que tive!

Descobri o prazer de voar e a alegria de ver o mundo por cima! Esta experiência mudou a minha vida, me fez enxergar o quanto somos pequenos e o quanto o mundo é grande para vivermos apegados a uma visão tão limitada das coisas.

Superei o medo de mergulhar com cilindro e tive a satisfação de conhecer o fundo do mar, apreciar corais e nadar com os peixinhos... Descobri uma nova forma de me divertir e quero conhecer mais deste universo para um dia voltar a Noronha e explorar mais aquele paraíso, onde só fiz mergulho de superfície, com snorkel, porque o medo me impediu de ir mais longe...

Viajei pouco, mas conheci lugares incríveis, como o Rio São Francisco e o Canion do Xingó!

Fiz novas amizades, fortaleci a crença de que existe muita gente boa no mundo,  que ainda podemos acreditar na humanidade, que Deus sempre coloca as pessoas certas no nosso caminho e que nunca estamos sozinhos.

Aprendi a reclamar menos e a valorizar mais o que eu tenho. Porem, me tornei mais observadora e mais selecionadora. Eu me aproximei mais de algumas pessoas e me afastei um pouco mais de outras... Mas isso não quer dizer que deixei de gostar delas e sim que estamos vivendo momentos diferentes... Só estou retribuindo mais a atenção que recebo que me dedicando a quem não me dá tanta atenção.

Aprendi a me valorizar mais, a não ficar criando expectativas por quem não está disposto a retribuir o meu carinho e a minha dedicação, aprendi a não alimentar esperanças de que as pessoas podem mudar e a parar de viver esperando das pessoas o que elas não têm a me dar...

Aprendi que os relacionamentos, sejam eles de qualquer natureza, devem ser recíprocos, baseados em carinho, afeto, sinceridade, amor e respeito, pois nada vai para frente se não for correspondido, seja uma relação de afeto, de amizade ou mesmo profissional.

Perdi pessoas queridas e mais uma vez tive que aprender a lidar com a morte... Por mais que tenhamos fé e acreditemos na continuidade da vida no plano espiritual é sempre muito difícil nos despedirmos que quem a gente ama, mesmo acreditando que esta separação é temporária e que um dia nos reencontraremos...

Enfim, 2016, apesar de estranho, foi um ano de muitos aprendizados, entre eles, o de que ainda tenho muito a aprender!

E é isso que eu espero para 2017,  continuar aprendendo muito a cada dia para me tornar uma pessoa melhor, capaz de lutar para realizar os meus sonhos, de levar alegria para as pessoas com as quais convivo e colaborar para tornar o mundo a minha volta um pouco melhor.

Feliz Ano Novo! 😀

Nenhum comentário: