domingo, 1 de setembro de 2013

Sarau Cultural

Reunir amigos para tomar cerveja no bar é fácil. O difícil é reunir os mesmos amigos para prestigiar um evento cultural, onde não é permitido bebidas alcoólicas e cigarros... Mas na última sexta-feira este desafio foi enfrentado pelos organizadores do Sarau Cultural, realizado pelo Circolo Italiano e pelo Blog Tangram das Ideias, no Museu da Imigração Italiana de Quiririm, e para alegria de todos foi superado!

O público compareceu para prestigiar diversas atrações, como: apresentação de Dança Italiana do Grupo La Prima Tarantela, Dança do Ventre com Ana Paula Vieria, Dança Flamenca com Rosângela Brussi, a benção da Folia de Reis Estrela da Mantiqueira, Peformance Subversiva com Idiane Dias, Voz e Violão com Julio Mattos e também com Matheus Fersatt, Exposição Filtro dos Sonhos com Ivan Neder, Exposição de Fotos Luzes e Cores de Paraty com Karina Aldrighis e Edson Issamoto, Exposição de Cerâmica com Alexandre Malosti e Convidados, Declamação de Fernando Pessoa por Cesar Cruz e Leituras de Poesias de diversos participantes que se expressaram em nosso Microfone Aberto.

Além das atrações convidadas, o sarau contou com outras ações realizadas pelos próprios organizadores do evento, como: Varal de Poesias, prestigiando poetas locais e homenageando poetas italianos, Árvore Literária, que se tornou destaque na festa e ponto de parada para fotografias, pois, além dos livros pendurados, estava decorada com velas, flores, peças artísticas cedidas por Ivan Neder, chita e almofadas que deixaram o ambiente ainda mais alegre e acolhedor. Houve também a distribuição de livros da Campanha de Incentivo à Leitura do Tangram das Ideias, e, para finalizar, uma nova ação do blog, a Chuva de Poesias, composta de 1200 poesias impressas em papéis coloridos, dos poetas imortais: Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Mário Quintana, Vinícius de Moraes, Fernando Pessoa, Cora Coralina e Cecília Meirelles, além dos mortais, Alessandro Bertholli, Alexandre Malosti, Karina Aldrighis, Teresa Bendini e eu, Lucimara Fernandes, poetas locais. Do alto do casarão, construído há mais de um século, a chuva de papéis coloridos e prateados alegrou o ambiente e ficou registrada pelas lentes dos fotógrafos presentes e na memória de todos os participantes do evento.

O sucesso do evento, organizado em apenas uma semana, com a colaboração de amigos e sem verbas de patrocínio, prova que é possível reunir pessoas para eventos culturais, valorizar a arte e cultura com poucos recursos e com muita boa vontade, que há interesse dos artistas em expressar os seus talentos e do público em prestigiar!

Espero que este tenha sido o primeiro de muitos saraus organizados por esta parceria com o Circolo Italiano e que a cada edição haja mais público e novas atrações. Que não nos faltem inspiração para criação de novas ações culturais e sinergia dos amigos para os próximos eventos!

Valeu!!


6 comentários:

Vale Humor disse...

Foi uma Noitada inesquecível. Parabéns pelo Sarau e pelo texto. Beijo, Lú.

Lucimara Fernandes disse...

Obrigada, Vaccari!!! Pela presença no sarau e aqui no blog!
Grande beijo!

Karina Aldrighis disse...

Explendido! Que venham outros bons Saraus e outras boas postagens como esta amiga! beijocas Karina e Léo :)

Lucimara Fernandes disse...

Que Deus te ouça Ká!! E que estejamos juntas de novo para organizar... E nos divertir muito!! bjs
Obrigada!!!

Anônimo disse...

BOM DIA LUCIMARA, FAZ TEMPO QUE NÃO COMENTO NADA, ANDO TENDO ALGUNS PROBLEMAS, POR ISSO DEI UMA PARADA, REALMENTE ALGUNS SÓ APARECEM PARA AQUILO QUE CONVÉM, É HUMANO.
MAIS HJ QUERO TE PEDIR UM FAVOR, VC APAGA O AUTOR DD DO TEIA DE IDÉIAS, GOSTARIA QUE ELE FOSSE DELETADO DO TEIA, COM MAIS TEMPO EU TELIGO E EXPLICO,MAIS NO MOMENTO EU GOSTARIA QUE FOSSE TODO DELETADO.
AGRADEÇO A ATENÇÃO.
SEAMAN

Lucimara Fernandes disse...

Olá Seaman,
Sinto muito por tudo, mas o seu pedido já foi atendido! Aguardo notícias!
Um grande abraço!