segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Nem tudo que nos parece mais conveniente é o melhor para nós


Repensando sobre as escolhas que já fiz na vida cheguei à conclusão que nem sempre aquilo que nos parece ser mais conveniente é o melhor para nós, ou nos trará felicidade no futuro...

Muitas vezes escolhemos o caminho mais curto, a situação mais cômoda, a opção mais confortável, ao invés de seguir o nosso coração, enfrentar as dificuldades, contrariar as convenções sociais, seguir a nossa intuição, dar importância aos nossos desejos, realizar o nosso sonho e buscar a nossa felicidade.

Sabemos que nada é fácil nesta vida, e ser feliz também não é... É preciso saber fazer escolhas para se chegar a este estado!

E fazer escolhas, muitas vezes, é uma tarefa difícil, como já falei em outro post, porém, acredito que sempre procuramos fazer o melhor em cada momento de nossa vida.

Mas só fazer o melhor também não basta, é preciso ter coragem para enfrentar os nossos próprios medos e o julgamento dos outros. E é justamente a falta de coragem que muitas vezes nos impede de ser feliz!

Não me arrependo das escolhas que fiz na vida, porém, em algumas situações, se fosse agora, com a maturidade que tenho hoje, talvez, eu tivesse outras atitudes. Mas sei que não podemos voltar no tempo e mudar aquilo que já vivemos, porém, podemos, e devemos, usar a nossa experiência para fazer as escolhas atuais, sabendo que são elas que definem o nosso destino e também interferem na vida das pessoas que convivem conosco, o que exige muita responsabilidade.

Contudo, compreendi que precisamos ter coragem para fazer a escolha mais apropriada, mesmo que naquele momento pareça ser a mais difícil... O importante é analisar bem as consequências dos fatos a longo prazo, porque aprendi que não adianta escolher o caminho mais fácil para solucionar um problema rapidamente se ele apenas te afasta da situação, mas não te oferece uma solução.

Há coisas na vida que precisam ser solucionadas na hora em que acontecem, pois com o passar do tempo ficam mais difíceis, envolvendo outras pessoas, gerando novos problemas e maiores dificuldades.

Entendi que situações mal resolvidas nos acompanharão por toda a vida até serem concluídas, porque os ciclos precisam ser fechados para iniciarmos outros. E isso vale para todos os setores da nossa vida, seja no aspecto pessoal, afetivo, social ou profissional.

Viver é uma dádiva e ser feliz uma questão de escolha! Devemos valorizar cada minuto deste presente, que é a vida, amar a si mesmo, dar importância aos nossos desejos, viver com toda intensidade cada fase da nossa existência, pois o tempo não para quando nós paramos de viver... A vida continua e precisamos seguir nossa trajetória sem deixar pendências para trás, que nos impeçam de seguir em frente.

Precisamos ter coragem para viver sem nos acomodarmos em situações que nos parecem mais convenientes, mas sim buscarmos o que é melhor para nós! A covardia é um atraso de vida! Não podemos perder tempo, precisamos ser feliz agora!






6 comentários:

Estante Velha disse...

Uma vez me disseram algo do tipo: "Viva hoje como se fosse morrer amanhã, planeje como se fosse imortal."

Embora seja meio paradoxal, acho que é meio por aí né? Tudo tem consequências e a felicidade de amanhã pode ser um problema complicado para a semana seguinte. :)

Um abraço.

André Bianc disse...

Escolhas, malditas escolhas, temos que nos deparar com elas a cada momento de nossas vidas, eu já estou exausto disso tudo. Luluzinha, mais uma vez gostei do seu texto, parece óbvio, mas não é, não é pq geralmente sabemos a lição e dificilmente colocamos em prática. Bjs.
André Bianc

Karina Aldrighis disse...

Lu, ninguém é perfeito, a vida já nos ensina isso. O que fazer de melhor a não ser aprender a conviver com nossos defeitos e tentar ao máximo aperfeiçoa-los? Não nascemos com bola de cristal, é uma pena! rsrsrs Sempre ótimas palavras! bjs

Lucimara Fernandes disse...

Rafa,
Viver é paradoxal... Na verdade, vivemos um grande mistério... Onde só podemos fazer o melhor, tentando acertar as escolhas... Mas o resultado disso é sempre surpreendente!
Obrigada pela visita!!
Bjs

Lucimara Fernandes disse...

Andrézito!
Realmente, fazer escolhas é sempre muito chato... Quanto mais opções, maior a dificuldade de acertar... Eu sofro muito com isso... rs. Mas, como você mesmo falou, fazemos isso todos os dias! E frequentemente sem perceber... Faz parte da vida! Não é fácil não, mas, muitas vezes, a gente acerta!! E isso faz valer a pena!
Grande beijo e obrigada pela participação! Já estava sentindo falta dos seus comentários... rs.

Lucimara Fernandes disse...

Kaká!
Uma pena mesmo!! Porque uma bolinha dessa me ajudaria pra caramba... rs. Sou muito incoerente... Às vezes não me reconheço... Ao mesmo tempo que quero uma coisa já desejo outra... Preciso me conhecer melhor... Por isso, escrevo! E conviver com escritores e pensadores, como eu, me ajuda muito!
Obrigada amiga, por partilhar desses momentos comigo!
Um grande beijo!