sábado, 27 de outubro de 2012

Encontros e desencontros


Hoje vi uma charge no Facebook que, além de me fazer rir, me fez parar para pensar por que tem havido tantos encontros seguidos de desencontros, por que cada vez mais vemos pessoas sozinhas à procura de companhia, mas que nunca encontram o seu par ideal? E quando pensam ter encontrado logo se decepcionam porque a história não vai para frente...

A tal charge responsabiliza o pobre cupido por estar flechando as pessoas erradas e assim causando uma bagunça entre os ansiosos por encontrar alguém... Mas sabemos que isso não passa de piada! A responsabilidade é de cada um de nós que buscamos ou não ter um relacionamento sincero e verdadeiro!

Na verdade todos querem ter alguém, se não for para um relacionamento estável, para constituir família, pelo menos para ter com quem compartilhar alguns momentos agradáveis no fim de semana, para uma viagem romântica, para sair, para se divertir, enfim, para ter companhia mesmo que apenas de vez em quando.

Acredito que a maior dificuldade de encontrar esta companhia é a resistência ou o medo que muitas pessoas têm de assumir um compromisso com outra pessoa. Seria por receio de abrir mão de sua liberdade?? Pode ser... Mas creio que este não seja o único motivo!

Lendo o livro “Não espere pelo epitáfio”, de Mario Sergio Cortella, encontrei uma frase que complementa muito bem esta resposta: “A novidade, mesmo aleatória, continua sendo o obscuro objeto do desejo de muita gente”!

O engraçado é que o autor usa esta frase em um texto que fala sobre inteligência artificial, síndrome de modernidade, importância da informatização, novas tecnologias e consumismo, nada a ver com relacionamentos, mas que cabe exatamente no contexto em que estamos desenvolvendo agora, porque mesmo nas relações afetivas as pessoas não se contentam mais com a estabilidade, estão sempre querendo novas conquistas, viver outras aventuras, buscar algo novo, viver outras emoções, sair da rotina, enfim, a fidelidade deixou de ser prioridade, a novidade passou a ser mais interessante, mais atraente... O objetivo mudou!

Ao invés de investir no relacionamento, procurando resolver os conflitos e as dificuldades, é mais fácil partir para outra, conhecer pessoas novas e se divertir, do que discutir a relação.

Sei que não podemos generalizar, porque ainda vemos muitos casais que vivem satisfeitos um com o outro e mantêm uma relação harmoniosa e duradoura... Mas, infelizmente, isso hoje se tornou raro, acho que podemos dizer que virou exceção à regra.

Agora, responsabilizar o cupido por erros e acertos ao lançar a sua flecha é que não é possível, né? rs. Se o objetivou mudou, por que vemos tantas pessoas reclamando que nada dá certo, que não encontram uma pessoa bacana, ou que as coisas não dão certo para elas? Na verdade acho que falta coerência entre o que as pessoas dizem querer e as suas atitudes, falta coragem para assumir suas carências, seus anseios e, principalmente, vontade de mudar de comportamento.

Ser solteiro ou casado é uma questão de escolha, de estilo de vida, e isso não deve ser motivo para determinar se uma pessoa é feliz ou não... O que as pessoas precisam antes de partir para qualquer outro encontro é se encontrarem com elas mesmas, se autoconhecerem, se tornarem coerentes com suas próprias vontades e com suas atitudes! Aí sim, estarão prontas para novos encontros, dispostas a investir em um relacionamento e livres para viver uma nova história, sem desencontros...



4 comentários:

Karina Aldrighis disse...

KKKKK, vi uma outra charge a este respeito no Facebook tbem e adorei, mas as pessoas exageram, né Lu? Mais um otimo post, parabéns amiga! bjs

Lucimara Fernandes disse...

kkkkkkkkk... Verdade, amiga!
Mas este anjinho me inspirou... rs.
Obrigada pela visitinha!!
bjs

Vale Humor disse...

Oi, Lú!!
Esse texto me fez viajar... Trouxe tantas inquietações... Tantas histórias que passaram... Tantas que estão rolando... E muitas outras que virão... Bom... É mais ou menos isso. Beso, moça bonita que escreve bem pra caramba!

Lucimara Fernandes disse...

Oi Vaccari!!
Pois é meu amigo... Quando falamos em encontros e desencontros todos se identificam, pois cada um tem uma história, mas todos nós já passamos, estamos passando ou passaremos por isso...
E eu adoro quando você passa por aqui!!
Beijos e obrigada pelos elogios!! Fazem bem para o ego... rs.