sábado, 28 de janeiro de 2012

Verdadeiras Amizades...

Hoje, após a oportunidade de reencontrar velhos amigos, na noite passada, acordei inspirada para falar das verdadeiras amizades.

Ter um grande círculo de amigos e uma vida social agitada não é sinônimo de ter verdadeiras amizades. Basta ter um problema, precisar de ajuda, ficar desempregado, sem dinheiro, sem carro, triste ou deprimido, ou mesmo contrariá-los, para perceber isso... Logo, todos eles somem... São os famosos amigos por conveniência, enquanto você está servindo para alguma coisa ou passando a mão à cabeça deles para tudo o que fazem, tudo bem! Caso contrário, te viram as costas.

Os verdadeiros amigos estão sempre ao nosso lado quando mais precisamos! Parecem adivinhar quando precisamos deles, colocam-se à disposição para nos ajudar em qualquer situação, deixam seus problemas de lado para solucionar os nossos, choram conosco quando estamos tristes, seguram nossas mãos quando não temos forças para seguir em frente, nos dão um rumo quando perdemos a direção, nos ouvem quando precisamos desabafar, nos aconselham quando estamos perdidos, nos contrariam quando estamos errados, nos aceitam como somos e não querem nos mudar, procuram nos compreender ao invés de julgar...

Os verdadeiros amigos também ficam felizes por nós, comemoram as nossas conquistas como se fossem deles, estão sempre ao nosso lado nos melhores momentos, nas festas de aniversário, de casamento, de formatura, nos nascimentos, batizados, jogos da Copa, feriados, nos dias de Natal e de Réveillon, enfim, fazem questão da nossa companhia em todos os momentos. E mesmo quando não podem estar presentes, fisicamente, estão sempre torcendo por nós de onde quer que estejam!

Para os verdadeiros amigos tempo e distância não são suficientes para abalar uma amizade, muito pelo contrário, apenas servem para mostrar o quanto o sentimento que os unem é forte e verdadeiro! A vida deles pode mudar, o destino de cada um pode seguir por caminhos diferentes, podem ficar anos sem se encontrarem, mas quando isso acontece parece que nunca se afastaram, a intimidade e a afinidade entre eles continuam como antes!

Reencontrar velhos amigos que moram em outros estados, outros países, ou mesmo do outro lado da cidade, mas que, por motivos inexplicáveis, não se encontram há 20 anos, e perceber que, após tanto tempo, nada mudou, é sempre uma grande alegria! Amizades como estas devem ser preservadas!

Por outro lado, não devemos considerar como verdadeiras apenas as velhas amizades, pois, muitas vezes, bastam alguns minutos ao lado de alguém que acabamos de conhecer para sentir a mesma afinidade! Sei que devemos ter cuidado para não acreditar sempre na primeira impressão, pois podemos nos decepcionar... Mas devemos seguir a nossa intuição e o nosso coração. Ao encontrar pessoas especiais em nosso caminho devemos dar atenção e valorizar esta nova amizade!

Verdadeiras amizades são fundamentais em nossa vida! Por isso, se você tem a sorte e o merecimento de contar com essas pessoas ao seu lado, parabéns! Certamente, você também é um verdadeiro amigo!

Afinal, como dizia Fernando Pessoa, "o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".




8 comentários:

Anônimo disse...

Verdade, Luluzinha. Guardada as devidas proporções e sentimentos, o amor de uma amizade é como o amor de mãe, sem nenhum interesse. Gosto muito desse tema, pois eu sempre procuro valorizar as minhas amizades, e de tanto valorizá-las, as vezes prefiro investir em uma amizade do que tentar transformá-la em uma relação mais íntima, como por exemplo de nomoro ou algo parecido (êpa! sem preconceitos,falo de minhas amizades com as mulheres...rsrsrs.) Em um mundo tão competitivo e banal, onde as relações são muitas das vezes descartáveis, nada como a boa e velha amizade, tudo passa, as verdadeiras amizades não, por uma simples razão, elas foram construídas com as bases do amor.
Fique com um grande beijo para você, amiga verdadeira, Lucimara Fernandes.

André Bianc

Lucimara Fernandes disse...

Oi Andrézito!
Concordo com você, as verdadeiras amizades são incondicionais! Também valorizo muito as minhas amizades e por isso, muitas vezes, evitei envolvimentos mais íntimos com alguns amigos para preservar o sentimento puro da amizade que nos unia! Mas sei que de uma boa amizade, inevitavelmente, pode surgir um caso de amor...Por que não? É bom também... rs.
André, você, que eu conheço há menos de 1 ano, com certeza, faz parte dos meus grandes amigos! Te adoro!
Bjs e obrigada pela constante participação!

JHD disse...

Fala Paulistinha, gostei do blog, estou vivendo isso nestes dias atuais, concordo com vc, qdo verdadeiros amigos também não precisa concordar com td não, tem que chamar à atenção qdo estamos errados. Verdadeiros amigos choram e dão risadas, a sua vitória é também a deles, também entendo que muitas vezes nossos verdaeiros amigos se fazem fortes para nos ajudar, mais não são fortalezas , sofrem sentem dor, tem problemas, eu penso assim ,então um VIVA para os verdadeiros amigos como diz um provérbio.
" HÁ UM AMIGO MAIS CHEGADO QUE UM IRMÃO"

Marli disse...

Hey Lu,
A nossa amizade é das velhas e a prezo muito.
Gosto muito do provérbio 18:24
"Há amigo mais chegado que um irmão". E outro que deixo pra vc é o Provérbio 17:17 "Em todo tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão".
Estou lhe devendo um e-mail, mas estou muito ocupada com trabalho, visitas e saúde.

Lucimara Fernandes disse...

Oi Jorge,
Fico feliz que tenha gostado do post e também por sua frequente participação!
O provérbio citado foi tão bem lembrado que foi usado, também, pela Marli, o que comprova a sua veracidade!
Bjs e obrigada!

Lucimara Fernandes disse...

Marli, minha querida amiga de velha data... rs.
Com certeza, a nossa amizade é um bom exemplo dessas verdadeiras amizades, que o tempo e a distância não são capazes de abalar!
Adorei os provérbios!! E continuo esperando o seu e-mail, responda quando tiver tempo, não se preocupe, estarei esperando e ficarei feliz ao recebê-lo!
Adoro você!!!
Um grande beijo e se cuide!!!

Adriano disse...

Com amigos de verdade distancia e tempo sao como apertar o botão "pause" - a distancia varia, o tempo passa, mas quando nos vemos e' como se nada disso tivesse acontecido... e recomeçamos de onde deixamos. E' assim com vc, ja' por 20 anos.

Lucimara Fernandes disse...

Oi Dri,
Verdade! E tenho certeza que isso nunca mudará entre nós!
Lembro-me como se fosse hoje o dia em que você foi embora do Brasil... Sofri muito no início e até hoje sinto sua falta quando preciso de um ombro amigo! Mas graças a Deus inventaram a internet e hoje não precisamos mais esperar 8 dias para receber uma correspondência... Apesar de sentir saudade da emoção de receber uma carta... rs.
ADORO você, meu amigo! Nossa amizade é pra sempre!!!
Beijos