domingo, 22 de janeiro de 2012

A NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA

Antes de começar este post, gostaria de deixar bem claro que não sou nenhuma especialista em gramática e nem mesmo graduada em Letras. Sou apenas uma pessoa que gosta de ler e de escrever e que procura fazer isso da melhor maneira possível para ser compreendida, respeitando, pelo menos, as regras básicas da nossa língua.

O que vem me incomodando é observar que um grande número de pessoas não tem esta mesma preocupação, tornando-se, muitas vezes, incompreendidas ou motivo de chacotas.

Falar e escrever corretamente pode até não ser considerada uma obrigação, já que a língua está em constante mudança, mas é um dever para aqueles que desejam ser ouvidos com atenção e respeitados em sua opinião. Não há nada pior que você sentar para assistir a um palestrante que comete muitos erros de concordância ou vícios de linguagem, que desviam a atenção dos ouvintes, prejudicando a comunicação. Muitas vezes, o palestrante até domina o assunto que está apresentando, mas quando não sabe se expressar de maneira satisfatória acaba sendo desvalorizado. O que não acontece apenas na linguagem oral, mas também na escrita. Basta analisar, por exemplo, os e-mails enviados diariamente nas empresas, muitas vezes, pelos próprios líderes, cuja mensagem é distorcida por falta de pontuação correta ou frases incompreensíveis devido aos erros ortográficos e gramaticais.

Há muitos anos, o aprendizado de um segundo idioma, ou até mesmo terceiro, vem sendo cobrado dos profissionais que almejam um crescimento profissional, o que realmente tornou-se uma necessidade com a globalização. Porém, não podemos esquecer que antes de aprender inglês, espanhol, francês, italiano ou mandarim, precisamos, primeiramente, dominar a nossa língua, a Língua Portuguesa! E não estou falando da norma culta, que respeita todas as regras gramaticais, e sim da coloquial, que se aproxima mais da linguagem falada. Quantas vezes nos deparamos com professores de inglês que cometem erros gravíssimos de português? Isso, em minha opinião, é inadmissível! Mas, infelizmente, acontece.

Falar e escrever corretamente é o primeiro passo para quem pretende entrar para o mercado de trabalho, começando pela redação de um bom currículo, pelos testes e pelas entrevistas de um processo seletivo, como também para manter a sua empregabilidade. O profissional que fala e escreve corretamente tem muito mais chances de ser bem sucedido em sua carreira, de conquistar o respeito dos colegas, de convencer que os seus projetos são bons, que as suas ideias são as melhores, enfim, de ser ouvido e valorizado. Saber se comunicar é fundamental para o sucesso profissional.

Entendo que nem todos tiveram oportunidade de estudar em boas escolas ou com bons professores. Reconheço que a qualidade do ensino público no Brasil também não é das melhores, por isso, não estou aqui para julgar ninguém, mas para provocar uma reflexão e buscar soluções.

Desenvolver o hábito da leitura é o primeiro passo para melhorar a escrita e também a fala. Quem escreve bem, fala melhor. Mas não basta ler e compreender o texto, é importante ficar atento a cada palavra, na maneira certa de escrevê-la, para que a pronúncia seja correta e para saber reescrevê-la corretamente quando precisar. Na dúvida, consultar um dicionário, recorrer ao “Santo Google”, pesquisar na internet, ou perguntar a um amigo que sabe um pouco mais pode ajudar muito. O importante é procurar melhorar sempre a comunicação e jamais se ofender ao ser corrigido por alguém. Muito pelo contrário. Fique atento ao comentário e agradeça a contribuição. Afinal, é muito mais fácil enxergar os erros dos outros que os nossos próprios erros... Por isso, sinta-se a vontade para me falar se encontrar algum erro em meus posts! Afinal, como descrevi no meu perfil, acredito que a vida, além de ser uma escola, na qual temos o dever de repassar ao próximo as lições aprendidas, é, também, uma troca, em que tudo só se completa quando juntamos as nossas vivências!


3 comentários:

JHD disse...

Fala Lucimara, concordo com vc , rcb alguns e-mails e fico tentando entender, e no Facebook, MSN, . Uma vez um aluno me pediu que eu pegasse leve com uma pesoa que o cara era CB. "SANGUE BOM" Falta leitura nesse povo, pegar palavras que não conhecemos e saber qual o significado, criar frases com elas, hj em dia está fácil falta interesse, em aprender , aprender para a vida não para fazer provas, e vamops que vamos meu povo. Vamos fazer uma campanha, nao gastar dinheiro em uma saída num final de semana e reverter o dinheiro na copmpra de um livro, gostou? Vamos ler gente, um beijo.

JHD disse...

Digitando correndo saiu uns errinhos desconsidere por favor. bjs

Lucimara Fernandes disse...

Oi Jorge!!
Tudo bem, desta vez eu perdoo... rsrsrs... Adorei a campanha "troque uma balada por um livro"! Afinal, a leitura, além de emocionante, também pode ser divertida!
Obrigada pela participação!
Bjs