domingo, 25 de dezembro de 2011

Então é Natal...

Mais um ano que se passa e novamente passamos por Dezembro, mês de festas, confraternizações, férias escolares, férias coletivas nas empresas, e finalmente Natal, seguido de Réveillon.

De todas essas comemorações deste mês, a mais importante delas é o Natal, principal data religiosa para os cristãos, dia em que celebramos o nascimento de Jesus Cristo, o nosso salvador! Ele, que viveu e deu a vida por nós... Mas que é o menos lembrado nesta época do ano...

Infelizmente, quando chega o Natal, a figura do bom velhinho, o Papai Noel, é muito mais lembrada que a do Menino Jesus. O capitalismo crescente e as propagandas comerciais são muito mais valorizados que a imagem do Cristo Salvador.

As pessoas se preocupam em comprar presentes para os amigos e familiares, sentem-se na obrigação de fazer doações de cestas básicas, dão as roupas e brinquedos que não usam mais, visitam asilos e orfanatos, “adotam” crianças carentes, dando roupa e brinquedo, etc... Mas tudo isso acontece entre os dias 1º e o dia 25/12, pois, a partir do dia 26 de Dezembro ninguém mais se lembra de que as pessoas carentes continuarão carentes durante todo o ano que está para começar...

As reuniões familiares já não são mais as mesmas de antigamente... Tudo virou um grande evento comercial, na melhor das hipóteses as pessoas compram peru, lombo, farofa, enchem a mesa de guloseimas, trocam presentes e vão dormir... Isso para não citar os que choram pelos que já se foram, bebem além da conta, relembram o passado, falam mais que deviam, brigam por besteira e acabam com a noite de toda a família...

E o espírito natalino, onde foi parar? Quem se lembra de Jesus, dos seus exemplos, de tudo o que ele fez por nós? Ou melhor, de tudo o que Ele espera de nós... Por que no Natal esperamos tanto dos outros e nos damos tão pouco? Esperamos ser lembrados, receber um torpedo, uma mensagem, um e-mail, um telefonema, uma visita, um abraço, uma palavra, um afeto, um presente, um cartão de natal... Muitas vezes não recebido...

Mas não podemos esquecer que vivemos em um sistema onde tudo é uma troca, que o mundo é regido pela Lei de Ação e Reação, onde colhemos aquilo que plantamos, e as ações recebidas são meras consequências das nossas atitudes! Lembrando a máxima de Jesus, devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, pois, segundo Matheus (7:12), tudo o que queremos que os outros nos façam, devemos fazer a eles também, porque esta é a lei.

Que esta data sirva de reflexão para avaliarmos as nossas condutas e atitudes, que esta reflexão nos traga mudanças, íntimas e também visíveis, para que essas mudanças sirvam de exemplo a todos que nos cercam, e que assim, possamos, aos poucos, nos tornar melhores a cada dia e contribuir para um mundo melhor!

Um Feliz Natal a todos e que Jesus nos abençoe e ilumine sempre!



2 comentários:

André Bianc disse...

Querida Luluzinha, em geral é exatamente isso que ocorre, infelizmente. No texto, você marra com sua elegante escrita as mazelas do capital perverso, onde ter, vale muito mais do que ser. Acredito que quando o inevitável caos se instalar no planta, o ser "humano" haverá que pela dor, promover uma mudança profunda interna, dos seus conceitos e de suas ações. Meu presente maior este ano, foi a conquista de novos e bons amigos, e um deles (as) sinceramente, é você, e nem foi preciso ter a contribuição da figura esdrúxula deste terrível e injusto Papai Noel, pois o que mais vale na vida, não nos custa 1 centavo sequer. Muita paz, é o que te desejo, sempre.

Lucimara Fernandes disse...

Oi Andrézito!
Você tarda, mas não falha... Estava sentindo falta do seu comentário!!
Quanto ao post, infelizmente o ser humano prefere aprender pela dor que pelo amor... Mas se chegar este dia, da reforma íntima, tá bom!
Você sabe os presentes que eu valorizo, né? E não tenha dúvida de que a sua amizade e a de toda a Confraria também foi um deles! Te adoro, querido!
Saúde e paz é o que todos nós precisamos para começar bem o Ano Novo!!! Valeu por tudo que realizamos juntos este ano! Que venha 2012!!
Beijos