domingo, 11 de dezembro de 2011

DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS - CONFRARIA DO CORETO

Sábado, dia 17/12/11, a partir das 14h, os integrantes da Confraria do Coreto, estarão reunidos à Praça Santa Terezinha, em Taubaté, para mais uma vez, realizar um evento em prol da cultura, incentivando o hábito da leitura, com a distribuição de livros para a população. E nós, do Tangram das Ideias, estamos juntos nesta empreitada, apoiando o movimento, afinal, como conterrâneos de Lobato, também acreditamos que “um país se faz com homens e livros”!

Há um provérbio hindu que o diz o seguinte: “Um livro aberto é um ente que fala, fechado, um amigo que espera, esquecido, uma alma que perdoa, destruído, uma alma que chora” e eu completaria, “distribuído, uma cultura que se propaga, uma ideia que se fortalece e uma esperança que se renova”!

Ler, segundo o Dicionário Sacconi, significa, além de “pronunciar em voz alta, revisar, conferir e corrigir... interpretar mentalmente, olhar atentamente para entender o significado e obter conhecimento através da leitura”, mas, por trás de tudo isso, há muito mais, pois enriquece o vocabulário, favorece a gramática, facilita o aprendizado da Língua Portuguesa (ou de qualquer outro idioma), e contribui para que a pessoa se expresse melhor, tanto na escrita quanto na fala. E se através da leitura adquirimos mais conhecimento, expandimos também as nossas ideias, a nossa criatividade e a nossa visão do mundo!

Incentivar o hábito da leitura é o melhor presente que podemos dar às crianças e a qualquer adulto que conviva conosco! E este é o presente que nós, da Confraria do Coreto, e também, do Tangram das Ideias, queremos distribuir este ano!

Se você curtiu esta ideia e quer participar deste movimento, separe os livros, da sua estante, que você não usará mais, peça aos seus amigos e vizinhos para fazerem o mesmo e entre em contato conosco que iremos buscar! Ou compareça ao nosso encontro, à Praça Santa Terezinha, e presencie esta festa!


E participem também dos Movimentos Por um Brasil Literário e Pela Língua do Poeta, mais duas formas de valorizar a cultura e de incentivar o hábito da leitura! Acessem os links e conheçam os seus manifestos:

Movimento por um Brasil Literário:

Movimento pela Língua do Poeta:


2 comentários:

André Bianc disse...

Luluzina, vá escrever fácil assim na China....(como já dizia Vovó Candida). Posso colar este seu texto no FB? Agradeço desde já. Bjs.

Lucimara Fernandes disse...

Oi Andrézito!
Fico feliz que tenho gostado... rs.
Quanto a divulgar o texto no Facebook, fique à vontade, basta usar a opção abaixo do texto "Compartilhar no Facebook" que aparecerá o link na sua página do Face, ok?
Bjs e obrigada!