sábado, 31 de dezembro de 2011

Mais um ano se aproxima...


31 de Dezembro, para mim, é um dia de reflexão... No decorrer do dia, que costuma ser tumultuado com os preparativos para a virada, sempre dou um jeito de me isolar um pouco e pensar na vida para fazer uma verdadeira retrospectiva das coisas, boas e ruins, que aconteceram durante o ano... Relembrar os bons momentos e refletir sobre os não tão bons assim... Procuro identificar as falhas cometidas e encontrar novas alternativas para na próxima ocasião não repetir os mesmos erros... Aproveito para curtir as pessoas que estão ao meu lado e que estiveram comigo durante o ano...  E também sinto falta das pessoas que eu amo, mas que infelizmente, não podem passar esta data comigo...

Mais um ano se aproxima...

Mais um ciclo que se encerra em minha vida... Em 2012 mudarei de faixa etária!
Mas uma fase que se inicia... Novas expectativas, novos planos, novos sonhos... Dizem que a vida começa aos 40!!! Então estou prestes a nascer, ou melhor, renascer... Ressurgir, como uma fênix que renasce das cinzas... E viver essa nova fase cheia de vontade, alegria, otimismo e disposição! Pronta para o que der e vir!

Mais um ano se aproxima...

E as pessoas que eu amo continuam ao meu lado... Enfrentando as dificuldades da vida, mas superando os obstáculos com muita maestria! E a cada superação mais uma lição é aprendida e com isso saio mais fortalecida! Mas infelizmente, nem tudo são flores... Há quem continua distante, mas de alguma maneira, sempre por perto... E também, algumas que ficaram pelo caminho, completando o seu ciclo de vida, mas que sempre me farão falta, porém, seguirão para sempre dentro do meu coração!

Mais um ano se aproxima...

E nele, contarei com a companhia de novos amigos, conquistados em 2011, que apesar do pouco tempo de convivência, parece que sempre estiveram comigo! O legal é perceber que as verdadeiras amizades não devem ser medidas pelo tempo e pelos laços sociais, mas sim pela afinidade e pela satisfação de suas companhias!

Mais um ano se aproxima...

E estou contando as horas para que ele chegue repleto de paz, amor, alegria, saúde, harmonia, diversão, novidade, aprendizado, festas, encontros, reencontros, trabalho, dinheiro, oportunidade, satisfação, cultura, conhecimento, amizade, família, compreensão, tolerância, fé, coragem, paciência, resignação, determinação, criatividade, força, disposição, sonhos, poesias, projetos, realizações, vida... Enfim, tudo o que desejarmos para encontrar a nossa felicidade em cada momento da vida!

Que venha 2012!!! 


domingo, 25 de dezembro de 2011

Então é Natal...

Mais um ano que se passa e novamente passamos por Dezembro, mês de festas, confraternizações, férias escolares, férias coletivas nas empresas, e finalmente Natal, seguido de Réveillon.

De todas essas comemorações deste mês, a mais importante delas é o Natal, principal data religiosa para os cristãos, dia em que celebramos o nascimento de Jesus Cristo, o nosso salvador! Ele, que viveu e deu a vida por nós... Mas que é o menos lembrado nesta época do ano...

Infelizmente, quando chega o Natal, a figura do bom velhinho, o Papai Noel, é muito mais lembrada que a do Menino Jesus. O capitalismo crescente e as propagandas comerciais são muito mais valorizados que a imagem do Cristo Salvador.

As pessoas se preocupam em comprar presentes para os amigos e familiares, sentem-se na obrigação de fazer doações de cestas básicas, dão as roupas e brinquedos que não usam mais, visitam asilos e orfanatos, “adotam” crianças carentes, dando roupa e brinquedo, etc... Mas tudo isso acontece entre os dias 1º e o dia 25/12, pois, a partir do dia 26 de Dezembro ninguém mais se lembra de que as pessoas carentes continuarão carentes durante todo o ano que está para começar...

As reuniões familiares já não são mais as mesmas de antigamente... Tudo virou um grande evento comercial, na melhor das hipóteses as pessoas compram peru, lombo, farofa, enchem a mesa de guloseimas, trocam presentes e vão dormir... Isso para não citar os que choram pelos que já se foram, bebem além da conta, relembram o passado, falam mais que deviam, brigam por besteira e acabam com a noite de toda a família...

E o espírito natalino, onde foi parar? Quem se lembra de Jesus, dos seus exemplos, de tudo o que ele fez por nós? Ou melhor, de tudo o que Ele espera de nós... Por que no Natal esperamos tanto dos outros e nos damos tão pouco? Esperamos ser lembrados, receber um torpedo, uma mensagem, um e-mail, um telefonema, uma visita, um abraço, uma palavra, um afeto, um presente, um cartão de natal... Muitas vezes não recebido...

Mas não podemos esquecer que vivemos em um sistema onde tudo é uma troca, que o mundo é regido pela Lei de Ação e Reação, onde colhemos aquilo que plantamos, e as ações recebidas são meras consequências das nossas atitudes! Lembrando a máxima de Jesus, devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, pois, segundo Matheus (7:12), tudo o que queremos que os outros nos façam, devemos fazer a eles também, porque esta é a lei.

Que esta data sirva de reflexão para avaliarmos as nossas condutas e atitudes, que esta reflexão nos traga mudanças, íntimas e também visíveis, para que essas mudanças sirvam de exemplo a todos que nos cercam, e que assim, possamos, aos poucos, nos tornar melhores a cada dia e contribuir para um mundo melhor!

Um Feliz Natal a todos e que Jesus nos abençoe e ilumine sempre!



domingo, 18 de dezembro de 2011

Vida... Tempo... Morte...

Três palavras simples, mas subjetivas, difíceis de serem definidas...

Começando a busca destes entendimentos pelo dicionário, encontrei uma definição clara para este tema, “VIDA = intervalo de TEMPO entre o nascimento e a MORTE”. Se eu me apegasse a este significado poderia parar o texto por aqui, pois fala exatamente dessas três palavras... Vida, tempo e morte.

Mas definir a VIDA vai muito além disso... Viver não é simplesmente gozar a vida, ter vida ou existir, conforme definem os dicionários... Viver implica entender, buscar respostas, esclarecer... O homem passa a vida buscando respostas... Tentando entender o mundo e a si mesmo... Como o slogan da TV Futura, “não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”! Mas que perguntas são essas? Até onde elas podem nos levar? Por que nem sempre encontramos as respostas que procuramos? Por que certas perguntas a Ciência e a Religião não conseguem responder? Infelizmente, muitas coisas, só o tempo é capaz de explicar...

E como definir o TEMPO além dos ponteiros do relógio? Definir o tempo ultrapassa o entendimento dos básicos 60 minutos para 1h... Aí sim a definição do dicionário é mais apropriada, “TEMPO = a duração de toda uma existência, passado, presente e futuro”. Mas você já pensou no quanto esta definição também é subjetiva quando pensamos no tempo de vida de cada pessoa? Por que algumas nem chegam a nascer, outras vivem poucos anos... 6... 18... 23... Enquanto outras vivem 90 e até mais de 100 anos? Que diferença de tempo é esta? Neste caso, fui buscar resposta na Doutrina Espírita, que nos explica este tempo pessoal como parte de uma missão em um projeto reencarnatório, o que me confortou e esclareceu até agora... Porém, sei que esta definição não convence a todos... Mas não estou aqui para discutir religião, pois crença, cada um tem a sua. A minha intenção é refletir sobre como administramos o nosso tempo entre o nascimento e a morte! Será que estamos aproveitando bem o tempo que temos para viver da melhor maneira possível e usufruir cada minuto com as pessoas que amamos? Ou estamos desperdiçando as nossas oportunidades com futilidades, vaidades e besteiras? Com orgulho, preconceito e com padrões sociais? Porque a única certeza que temos nesta VIDA é que o TEMPO voa... E depois que ele passa a MORTE chega!

E quanto à MORTE, melhor nem tentar definir, pois a explicação mais simples que encontrei nos dicionários é que a “MORTE = fim da vida”... Então, quando ela chega já é tarde demais para tentar entender qualquer coisa... Neste caso, só nos resta lamentar o tempo perdido, as oportunidades desperdiçadas e a vida que não vivemos ao lado daquela pessoa que se foi...

Então, se a VIDA é o TEMPO entre o nascimento e a MORTE, vamos valorizar cada minuto ao lado de quem amamos e aproveitar cada oportunidade que a vida nos dá para ser feliz! Porque o tempo passa e leva com ele a vida...

Vamos VIVER enquanto nos é permitido!!!



domingo, 11 de dezembro de 2011

DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS - CONFRARIA DO CORETO

Sábado, dia 17/12/11, a partir das 14h, os integrantes da Confraria do Coreto, estarão reunidos à Praça Santa Terezinha, em Taubaté, para mais uma vez, realizar um evento em prol da cultura, incentivando o hábito da leitura, com a distribuição de livros para a população. E nós, do Tangram das Ideias, estamos juntos nesta empreitada, apoiando o movimento, afinal, como conterrâneos de Lobato, também acreditamos que “um país se faz com homens e livros”!

Há um provérbio hindu que o diz o seguinte: “Um livro aberto é um ente que fala, fechado, um amigo que espera, esquecido, uma alma que perdoa, destruído, uma alma que chora” e eu completaria, “distribuído, uma cultura que se propaga, uma ideia que se fortalece e uma esperança que se renova”!

Ler, segundo o Dicionário Sacconi, significa, além de “pronunciar em voz alta, revisar, conferir e corrigir... interpretar mentalmente, olhar atentamente para entender o significado e obter conhecimento através da leitura”, mas, por trás de tudo isso, há muito mais, pois enriquece o vocabulário, favorece a gramática, facilita o aprendizado da Língua Portuguesa (ou de qualquer outro idioma), e contribui para que a pessoa se expresse melhor, tanto na escrita quanto na fala. E se através da leitura adquirimos mais conhecimento, expandimos também as nossas ideias, a nossa criatividade e a nossa visão do mundo!

Incentivar o hábito da leitura é o melhor presente que podemos dar às crianças e a qualquer adulto que conviva conosco! E este é o presente que nós, da Confraria do Coreto, e também, do Tangram das Ideias, queremos distribuir este ano!

Se você curtiu esta ideia e quer participar deste movimento, separe os livros, da sua estante, que você não usará mais, peça aos seus amigos e vizinhos para fazerem o mesmo e entre em contato conosco que iremos buscar! Ou compareça ao nosso encontro, à Praça Santa Terezinha, e presencie esta festa!


E participem também dos Movimentos Por um Brasil Literário e Pela Língua do Poeta, mais duas formas de valorizar a cultura e de incentivar o hábito da leitura! Acessem os links e conheçam os seus manifestos:

Movimento por um Brasil Literário:

Movimento pela Língua do Poeta:


domingo, 4 de dezembro de 2011

SEMANA CULTURAL - 20 ANOS DE CDPH - UNITAU

Esta semana aconteceu em Taubaté a Semana Cultural, um grande evento em homenagem aos 20 anos do CDPH – Centro de Documentação e Pesquisa Histórica, da UNITAU, realizado pela parceria do Prof. Dr. Mauro Castilho, coordenador do CDPH e também o responsável pela administração do Solar da Viscondessa, e de Luiz Antonio Cardoso, presidente do Clube dos 21 Amigos Irmãos de Taubaté.

Desta parceria, muitas atrações foram criadas para comemorar este momento e divulgar à comunidade taubateana o belo espaço oferecido aos artistas da cidade para exposição de seus trabalhos, a Galeria do Solar da Viscondessa do Tremembé, localizada em um lindo casarão do século XIX, que está sendo restaurado pelo Projeto Restau, da Universidade de Taubaté, cujo objetivo é valorizar e recuperar importantes prédios de patrimônio histórico e arquitetônico de Taubaté.

A partir desta ideia, eu, Alexandre Malosti e Teresa Bendini tivemos a oportunidade de mostrar nossos trabalhos com a exposição Imagem e Poesia – Três Olhares, que ficará exposta até o dia 13/12/11, no Solar da Viscondessa, de segunda à sexta-feira, em horário comercial, e em seguida, a convite da bibliotecária Pérsia Semintilli, irá para a Biblioteca Municipal de Taubaté, por onde permanecerá por mais um período, ainda não determinado, e, na sequência, ficará disponível para ser exposta em outros locais e eventos.

E mais uma vez o Tangram das Ideias teve a sua influência para que esta oportunidade fosse criada, pois foi a partir da nossa participação, minha e do Alexandre, no Sarau das Sextas e nos eventos na Confraria do Coreto, que criamos a página Teia de Ideias (onde Teresa Bendini também publica as suas poesias), que nos trouxe maior visibilidade para textos poéticos, abrindo espaço para que fizéssemos esta exposição em parceria.

Além da nossa exposição, outros artistas da região foram prestigiados, como: Fábio Scarenzi, com sua bela mostra “Pintando as Reinações de Narizinho”, Máh Luporini, com o ‘Varal de Inquietações”, a equipe do Ateliê Terra Tátil, com “Cerâmicas”, e Leandro Márcio Gonçalves, que abrilhantou o evento com a apresentação do “Concerto Solo de Violão”, entre outros expositores e outras atividades realizadas durante o evento.

Com este pequeno resumo do que aconteceu nesses dias, vale ressaltar a importância que esta realização teve para a cidade de Taubaté, que cada vez mais vem apresentando novos talentos na área artística, contribuindo para o enriquecimento da cultural local, regional e nacional.

Que este evento sirva de exemplo para outros artistas também mostrarem os seus trabalhos e mais iniciativas sejam tomadas para que este movimento cultural gere novas oportunidades para a nossa cidade.

Contudo, só tenho a agradecer ao Prof. Mauro Castilho, por nos abrir as portas do Solar, ao Luiz Antonio Cardoso, pelo convite e organização do evento, aos meus amigos Alexandre Malosti e Teresa Bendini, pela parceria, união e determinação para realizar esta exposição, e a todos que visitaram o Solar da Viscondessa durante esses dias, prestigiando os nossos trabalhos.

Foi uma imensa alegria participar deste momento!

Muito obrigada!