domingo, 4 de setembro de 2011

Eventos Literários

Como conterrânea e admiradora de Monteiro Lobato, sempre concordei com a frase “Um país se faz com homens e livros”. Por isso, além de escrever, que é uma atividade mais recente na minha vida, sempre gostei de ler. Mas ainda hoje, apesar de ler bem mais que a maioria das pessoas, não leio tanto quanto gostaria, por falta de tempo, pois tenho que conciliar outras atividades, como o trabalho, que ocupa 10h do meu dia, e escrever para dois blogs, que também exige tempo e dedicação, entre outras atividades pessoais... Contudo, não deixo de comprar livros e ler vários ao mesmo tempo, (mesmo que isso demore um pouco), fora a pilha de livros que tenho a minha espera e que nunca para de crescer...

Para compensar tudo isso, gosto de me manter atualizada e frequentar eventos literários, onde sempre tenho a oportunidade de conhecer outros autores e novas obras que ainda não li... Nessas ocasiões, ou aproveito para comprar na hora ou anoto as referências para comprar depois, como fiz recentemente em alguns eventos onde estive presente, como à FLIP, em Paraty, quando assisti à apresentação de três autores brasileiros que falaram de suas obras sobre “as fraturas sociais através de dramas individuais”, nesta ocasião, a que mais me interessou foi a proposta de Teixeira Coelho, o livro “O homem que vive – uma jornada sentimental”, livro que já comprei e é o próximo da fila. Já em Recife, logo ao chegar à cidade, fiquei sabendo que estava acontecendo o 9º Festival Recifense de Literatura, mesmo de férias e cumprindo minha rotina de turista, não deixei de assistir a pelo menos uma palestra, desta vez de José Paulo Cavalcanti Filho, autor pernambucano, que contou sua trajetória para escrever “Fernando Pessoa – uma quase autobiografia”, livro que ainda não comprei, mas que farei isso em breve! Seguindo viagem, ao chegar a Porto de Galinhas, fiquei surpresa ao encontrar mais um evento literário, a Fliportinho, que este ano homenageou, como a FLIT, em Taubaté, o nosso querido escritor e ilustre cidadão taubateano, Monteiro Lobato. Nesta ocasião, como infelizmente, cheguei no último dia do evento, assisti apenas à contação de histórias da Carroça do Encantado, uma apresentação teatral dos contos infantis de Monteiro Lobato, e comprei um cordel sobre a vida e a obra do mesmo autor, publicado por Ernando Alves de Carvalho, outro escritor pernambucano. Achei muito legal, pois aqui em Taubaté, ainda não havia encontrado uma literatura de cordel sobre ele.  

Até agora, falei sobre os eventos em que eu estive presente em outros estados, como Rio de Janeiro e Pernambuco, citei a FLIT, aqui de Taubaté, mas não me estendi muito por já ter publicado um post exclusivo sobre este evento, porém, não posso deixar de falar da I Maratona Poética do Vale, realizada em Taubaté, pelo Movimento Poetas do Vale, (grupo que, orgulhosamente, hoje eu faço parte), nos dias 27 e 28 de Agosto de 2011, mas que, infelizmente, não estive presente, pois estava em viagem de férias. Este evento foi criado com a intenção de valorizar este estilo literário, divulgar suas obras e mostrar à população que a poesia pode e deve fazer parte do nosso dia a dia, que é preciso quebrar tabus, como, muitos acreditam, os que dizem que a poesia é um estilo elitizado. Não, a poesia, muitas vezes vem do povo, e deve ser divulgada para todos.  Parabéns ao meu querido amigo André Bianc, que idealizou este projeto, a todos os organizadores e mediadores do evento, a todos que de alguma forma participaram, assistindo ou declamando suas próprias poesias ou de seus autores favoritos, aos apoiadores do evento, como grupo Geca e APEOESP, e à imprensa que prestigiou e contribuiu para a divulgação do evento e para a valorização da literatura!

Para finalizar, gostaria de aproveitar este espaço para divulgar e convidar a todos a participarem também, pois eu já aderi a esta iniciativa, do “Movimento por um Brasil Literário”, baseado no manifesto escrito por Bartolomeu Campos de Queiroz, em 2009, que vale a pena ser lido, pois a partir dele você entenderá todo o movimento. Para isso, acesse o link: http://www.brasilliterario.org.br/

Precisamos incentivar o hábito de ler em nosso país! Uma boa sugestão para isso é sempre dar livros de presente, especialmente para as pessoas que não costumam ler... Pois, muitas vezes, o que falta para elas é apenas um empurrãozinho para descobrirem o prazer da leitura!

Conto com vocês, parceiros e seguidores deste blog, para esta campanha!

Um grande abraço!

8 comentários:

Karina Aldrighis disse...

Lu, até nas férias vc se apega a Literatura, isso é que é paixão!Bem vinda ao nosso grupo cultural e vamos em frente, com mais eventos!!!bjs

André Bianc disse...

Parabéns Lulu Fernandes, sempre antenada, fazendo o seu próprio tempo. Beijão. (ainda não matei a saudade de vc.)

Lucimara Fernandes disse...

Oi Ká, é verdade... rs. O livro é meu eterno companheiro, onde vou carrego um na bolsa. E ao me deparar com esses eventos, por coincidência ou não, não pude deixar de participar. Obrigada pela acolhida! Bjs.

Lucimara Fernandes disse...

Oi André, meu querido! Obrigada pelo carinho e pela frequente participação no blog! Quanto à saudade, eu também não matei a minha... rs. Precisamos de mais tempo e menos pessoas para colocar a fofoca em dia!! Te adoro!! bjs

Luis Fernando disse...

Lu,
A coisa mais importante na vida é fazer o q gostamos e o que deu pra ver nessa postagem sua deu pra peceber que a leitura, literatura, em sua vida é um "Ágape", então digo a você uma coisa..... você é ilumidada por DEUS, e continue nessa caminhada, atropele os obstáculos, que eles fazem parte da vida, e seja muito feliz. Digo isso pq faz pouco tempo que descobri o que é ler um livro e percebo o tempo que eu perdi em minha vida, mas o tempo tá pra ser recuperado.
Mil Beijos......

Lu

Lucimara Fernandes disse...

Oi Lu,
Obrigada, meu querido, pelo incentivo! Que Deus realmente continue me iluminando, pois pretendo seguir este caminho... Quanto ao hábito da leitura, nunca é tarde para começar! Fico feliz de saber que também descobriu este prazer na sua vida! Leia todos os livros que você tiver vontade e continue seguindo o nosso blog e deixando sempre os seus comentários!
Beijos

JHD disse...

OI LÚ,
Bom dia , concordo com vc temos que ler, ler pra não esquecer, gostei da idéia de dar livros de presentes, já fiz algumas vezes mais parecem que não se emocionaram muito rsrssrsr.
Acabei de ler " FELIZ ANO VELHO"
Autor Marcelo Rubens Paiva, amei e dei continuidade a um outro, lembrar em ler é lembrar de vc, parabéns.

Lucimara Fernandes disse...

Oi JHD,
Fico feliz ao saber que, de uma certa maneira, te incentivei a ler mais um livro... Ler é sempre bom!
Quanto a presentear com livros, da próxima vez, procure um assunto de interesse da pessoa, pode ser que você tenha dado um livro que você gostou ou que gostaria de ler, mas que talvez não tenha sido de interesse dela...
Um abraço e continue participando do blog!