sábado, 20 de agosto de 2011

Saudade de mim...

O tempo está passando, muitas coisas estão acontecendo e estou começando a me sentir sufocada... Precisando de um tempo para mim... Para recarregar as energias, pensar um pouco, colocar as coisas no lugar. E nada melhor para isso que uma boa viagem! Sozinha, é claro... rs.

A maioria das pessoas não entende os motivos que me fazem querer viajar sozinha, acha estranho, fica me questionando e, muitas vezes, até me critica. Mas eu adoro! E não é que eu não goste de viajar com os amigos, com a família ou com namorado, não é nada disso... Claro que eu gosto! Afinal, viajar com os amigos é sempre muito divertido, com a família é muito prazeroso, e com namorado então, é maravilhoso! Pois além de divertido e prazeroso é também muito romântico! E quem não gosta de uma viagem com clima de romance? Eu adoro! E curto tudo isso porque acho muito bom compartilhar esses momentos com as pessoas que a gente ama!

Mas acontece que eu, muitas vezes, tenho uma necessidade enorme de ficar só comigo mesma! Porque eu  adoro a minha companhia... rs. Parece loucura, né? Mas não é não. Viajar sozinha é como sair em busca de mim mesma! Nessas ocasiões saio sem compromisso, faço o que eu quero, a hora que me dá vontade, troco de idéia, altero o roteiro, mudo o destino, conheço outras pessoas, novos lugares, curto a paisagem, reflito sobre a minha vida, encontro respostas para as minhas dúvidas, me liberto, me divirto, me encontro e depois volto renovada!

Infelizmente, nem todas as pessoas sentem prazer em estar só, ou têm este desprendimento, esta coragem, ou melhor, esta vontade de ter uma experiência como essa... Que no meu ponto de vista, é um ótimo exercício para o autoconhecimento, (além de escrever, é claro... rs), pois quando estamos sozinhos não dependemos de ninguém para tomar uma decisão ou mesmo para influenciar em nossas escolhas... E aí, sim, temos liberdade para agir e oportunidade para aprender a nos virar sozinhos.

Esta semana, lendo o livro “Nietzsche para estressados”, de Allan Percy, encontrei uma frase do filósofo alemão, que tem tudo a ver com este assunto, onde ele diz: “Só quem é ativo aprende sozinho”. E neste ponto, o autor faz um comentário bastante interessante, dizendo que “Um breve retiro de vez em quando pode ser o suficiente para assimilar o que foi vivido e preparar novos projetos. Esvaziar o copo para voltar a enchê-lo”, o que eu considero uma grande verdade! Além disso, Percy cita alguns benefícios orgânicos que um período de solidão pode nos proporcionar, como: redução da pressão arterial, diminuição do ritmo dos batimentos cardíacos e da respiração, neutralização do estresse, fortalecimento do sistema imunológico, recuperação do ânimo, estímulo da atividade cerebral e melhora das tensões musculares.

Como podem ver, eu não sou louca por gostar de viajar sozinha... rs. Simplesmente gosto de ficar só, comigo mesma, para me renovar. E estou com saudade de mim! Por isso, estou saindo de férias e para mais uma aventura solitária! Mas manterei contato pelo Twitter e pelo Facebook, e quando voltar, contarei tudo a vocês! Torçam por mim e rezem para São Pedro colaborar e providenciar lindos dias de sol, pois estou indo para o Nordeste!

Beijos e até breve!



10 comentários:

André Bianc disse...

Querida Lulu Fernandes, ficar sozinho e viajar sozinho, para mim é tão natural, é o que sempre faço e já fiz muito. Você sabe como eu sou muito amoroso com os amigos, mas há momentos que é necessário este retiro. Curta bastante suas férias sem culpas. Juízo menina. rsrsrsr...
beijão.

Lucimara Fernandes disse...

Oi querido, obrigada pelo carinho! Só quem viaja sozinho sabe o quanto isso é bom!! Basta hospedar-se nos albergues da vida para encontrar outros viajantes solitários... rs. Tudo de bom! Estou curtindo, sim! Não se preocupe, estou me cuidando... rs. Bjs

Anônimo disse...

OI LU CHEGUEI QUASE AGORA. ESPERO QUE ESTEJA CURTINDO.
FORTE ABÇ. BJS

PS. NÃO ESQUECI. 13

SEAMAN

Luisão disse...

Por que as pessoas viajam?
Essa questão, com maior ou menor intensidade e frequencia, assalta o viajante
Evidentemente numa saída como a que fazemos, por ansiadas e merecidas férias, os motivos são mais claros.
Longe do ambiente familiar, afastado do trabalho com horário rígido, dos amigos de sempre, o indivíduo se volta para si mesmo. Sem apreciações de terceiros. livre de interferências.
A cada encruzilhada da vida, portanto - e são muitas, pelos mais variados motivos - quem tiver oportunidade deve viajar.
E o que resultará disso? A certeza de que seja qual for o caminho a seguir no retorno, o mesmo que já vinha sido trilhado ou outro, até diametralmente oposto, esse viajante nunca estará completamente só.
Coisas que se vê, gente que se conhece, situações vividas, tornam-se fontes geradoras de permanente emoção. Depois, as recordações nascem nos momentos mais variados e, às vezes, imprevistos, inundando, nesse preciso instante, nossa vida, apagando a realidade do dia-a-dia e alterando a morna temperatura da rotina. Assim, essa viagem, como cada uma, comporá o mais desfrutável, verdadeiro e incorruptível tesouro, onde nem o ar poderá oxida-lo, nem o tempo envelhecê-lo, nem o ladrão furtivo recolhê-lo.

Lucimara Fernandes disse...

Luisão, meu camarada querido!
Ninguém melhor que você para falar de viagens a sós! O mestre dos viajantes! Um turista do mundo! quando crescer quero ser igual a você... rs, mas tá difícil a concorrência, pois você não para de viajar nunca... rs.
Agora, referindo-me ao seu comentário, fiquei supresa com o seu lado poético! Adorei suas considerações! E concordo que esses momentos são, além de inesquecíveis, fontes de verdadeira inspiração, de aprendizado e de motivação para enfrentar o dia a dia e também para programar as próximas viagens!
Viajar sozinho é a melhor opção para se autoconhecer, se abrir para o novo e fazer novas amizades, assim como a nossa! Aquela viagem ao Maranhão ficará em minha lembrança por toda a minha vida! Adoro todos os camaradas!!! rs.
Um grande beijo e que Deus continue iluminando seus caminhos por este mundão a fora... rs.

Lucimara Fernandes disse...

Seaman,
Como diz meu amigo, Luisão, mesmo quem viaja sozinho nunca está completamente só... Encontrar pessoas especiais como você é o que torna essas viagens inesquecíveis...
Fiquei feliz que tenha chegado bem e mais ainda por saber que continuará seguindo o meu blog! Espero contar sempre com a sua participação!
Amanhã irei conhecer João Pessoa e depois partirei para Olinda! Estou curtindo muito esta viagem... rs.
13 beijos para você ter mais sorte! rs

Anônimo disse...

Ola´td bem, sei o que vc está dizendo pois as maiorias das minhas viagens,são sózinhas, mais nem sempre tenho a sua sorte. Mais conheci muitas coisas boas nestas viagens e é isso que conta, vi muita coisa triste também ,mais faz parte da vidatenho muita história pra contar , dizer do que aprendi.
seaman

Lucimara Fernandes disse...

Seamam,
Alegrias e tristezas fazem parte da vida, o segredo é saber corregar em nossas bagagens apenas os bons momentos vividos, deixando para trás aquilo que não nos serve mais...
Beijos e felicidades em suas viagens...

Karina Aldrighis disse...

Amiga, dá-lhe Pernambuco! Nada melhor que nós e nossa própria companhia!ou sja, só e bem acompanhada! boa viagem! bjs

Lucimara Fernandes disse...

kkkkkk... Adorei Ká! Verdade, não há melhor companhia para uma pessoa do que ela mesma... Pena que muitas pessoas não saibam disso... beijos