domingo, 24 de abril de 2011

Mudança de Hábito

Viver para comer ou comer para viver? Você já parou para pensar se come apenas o suficiente para viver ou se vive comendo em excesso? Se os seus hábitos alimentares são saudáveis? Se está satisfeito com a sua alimentação e com o seu corpo? Em como está a sua saúde? Já ouviu dizer que somos o resultado daquilo que comemos?

Pois é, de uns tempos pra cá essas questões começaram a ficar cada vez mais presentes na minha cabeça. E por isso resolvi tomar uma decisão e partir para uma mudança de hábito, com uma reeducação alimentar. Confesso que não é fácil, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças como imaginava antes de começar! E descobri que para emagrecer não é necessário passar fome, mas inevitável passar vontade... O que é difícil controlar, mas possível! Com muita determinação, estou conseguindo atingir meu objetivo.

O mais engraçado de tudo isso é perceber o quanto estamos condicionados a sair para comer. Você já reparou como a gente sempre tem que comer ou beber alguma coisa quando chegamos a qualquer lugar? Pode ser uma visita a um amigo ou parente, quando é comum nos servirem, pelo menos, um pedaço de bolo com café, uma reunião de negócios, que normalmente é marcada em um restaurante ou num café, um treinamento ou workshop, onde sempre rola um coffee-break, um encontro com os amigos, acompanhado de alguns chopps e umas belas porções, uma simples voltinha no shopping, para compras, que sempre acaba na praça de alimentação, um cineminha, com um belo saco de pipocas, um programinha de fim de semana com o namorado, cujo destino, muitas vezes, é uma pizzaria, uma festa de aniversário ou casamento, neste caso, então, melhor nem comentar, e até mesmo num velório, onde sempre tem um chá com bolacha, enfim, seja lá qual for o motivo do evento social, sempre haverá comes e bebes. O difícil é dizer não a eles... Então, muitas vezes é mais fácil dizer não aos convites sociais... Pelo menos na fase inicial, caso não queria sofrer influências para boicotar o seu regime! Convencer as pessoas que você não vai comer é a parte mais chata desta mudança, pois elas não entendem que só um copo ou só um pedacinho fará toda a diferença... Afinal, é por abrir uma exceção, e aceitar só um pouquinho, ou, por deixar para começar a dieta na próxima segunda-feira, que muitas vezes o regime vai por água a baixo! A partir do momento que decidimos mudar nossos hábitos temos que ter determinação para não desistir e seguir em frente!

Uma reeducação alimentar não incide em passar fome, mas sim em adquirir hábitos saudáveis ao se alimentar e comer na hora certa. E claro, aprender a dizer não.

Uma mudança de hábito é uma decisão pessoal, seja lá em qual for a área... Não adianta você tentar convencer uma pessoa a mudar os seus costumes de uma hora para outra, isso tem que partir dela própria, ainda mais se for em relação à alimentação... Se não estiver pronta para isso, ela pode até não comer perto de você, mas virando as costas, atacará a primeira guloseima que encontrar pela frente.

Lembre-se que cada um tem suas necessidades, seus anseios e o seu momento, por isso, o seu tempo e sua vontade devem ser respeitados. Não é porque você decidiu mudar os seus hábitos que todos a sua volta devem fazer o mesmo, ou porque os outros fazem que você deve fazer, mas se optar por esta mudança, jamais permita que a opinião dos outros te impeça de seguir em frente!

Acredite, o esforço vale à pena e o resultado é gratificante!

2 comentários:

Marli disse...

Oi Lu,
Adorei o seu post. Não é fácil mudar de hábito, mas como vc disse não é impossível.
Eu tenho uma alimentação bem equilibrada e sou bem disciplinada quanto a comida, mas sei que não é fácil.
Uma dica e comer um pouquinho antes de ir para as festas ou encontros. Já nos coffee breaks, tomar um suco diluído com água ou um chá de ervas.
Adorei o texto!

Lucimara Fernandes disse...

Oi Marli,
É por você manter uma boa alimentação que está sempre com o corpinho bom!! rs. Estou tentando seguir o seu exemplo... Torça por mim!!! Já adotei os chás gelados... rs.
E obrigada pelo comentário!!
Bjs