terça-feira, 26 de maio de 2020

Arteterapia

Falar em arte e criatividade me faz falar também em Arteterapia e em como essas três coisas me ajudaram a ser quem sou hoje.

Passei a maior parte da minha vida acreditando que eu não sabia fazer nada além de trabalhar em áreas administrativas, com papéis, computadores e dinheiro dos outros...


Há 20 anos eu fui orientada por uma terapêuta a escrever sobre a história de um luto que me consumiu por muitos anos... O fato de escrever sobre isso me ajudou a tirar aquela dor de dentro de mim, racionalizar a situação, colocar as emoções no lugar, aceitar o que eu não poderia mudar e superar aquele sofrimento. 

Naquele tempo eu ainda não conhecia a Arteterapia e não sabia como os processos criativos são transformadores... A questão neste caso é que eu nunca mais parei de escrever e passei a usar a escrita como um exercício de autoconhecimento, que me auxilia a encontrar minhas respostas, entender as pessoas e compreender melhor o mundo a minha volta. Além de provocar reflexão e muitas vezes contribuir para o entendimento de muitas coisas também para os meus leitores, experiência que tive durante os meus anos de blogueira e vivo até hoje com os poucos textos que publico.


Apesar das mudanças significativas que este hábito de escrever trouxe para a minha vida, eu ainda carregava comigo um vazio existencial em relação a minha carreira profissional, minha posição no mundo e minha missão de vida. E assim continuei minha busca, achando que precisava fazer algo com as próprias mãos, mesmo sem nunca ter feito um trabalho manual... E foi assim que encontrei a Arteterapia, passei pelo processo, fui aprendendo aos poucos, me desfazendo de velhas crenças, mudando os conceitos de mim mesma, acreditando que eu seria capaz, estudando, observando os colegas, comprovando a prática com o estágio (que tive a satisfação de fazer em uma escola de educação especial, outra experiência transformadora), e, realmente, "colocando a mão na massa", como diz o velho ditado... rs.


Mas foi quando finalmente as mandalas entraram na minha vida e comecei a trabalhar com elas que eu entendi que quanto mais criamos, mais nos tornamos criativos! Dizem que as mandalas começam a se manifestar quando há uma desordem e o mundo precisa de harmonia, elas chegam para trazer equilíbrio, cor e alegria! Eu acredito nisso porque foi assim que aconteceu comigo! E por este motivo eu acredito que faz parte da minha missão espalhar mandalas pelo mundo! Por isso, a cada Oficina de Mandalas que realizo eu incentivo meus clientes a continuarem pintando mandalas, porque o mundo precisa de harmonia!


Todos nós somos capazes de fazer tudo o que temos vontade, só precisamos acreditar, tentar, sair da zona de conforto, experimentar, errar, aprender com os erros, corrigí-los, fazer de novo, insistir, manter o foco, não desistir dos nossos sonhos na primeira dificuldade, persistir e perseverar! Esta é a nossa missão, vencer a nós mesmos, pois só não somos capazes de realizar aquilo que não acreditemos...


A arte é transformadora! E todos nós podemos ser artístas, criar novos caminhos e possibilidades de transformar a nossa vida e o mundo a nossa volta! Acredite! Transforme-se! Seja feliz! E se precisar de ajuda para começar eu terei imensa satisfação em contribuir através da Arteterapia! 

Nenhum comentário: