segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Caminhos sem volta...

Semana passada eu não escrevi... E nesta, estou atrasada, eu sei. Mas não porque eu não queira escrever, muito pelo contrário! Eu quero escrever, só não sei por onde começar... Talvez, seja mais fácil começar pelo final... Ou não... Eu gostaria de escrever sobre um assunto mais alegre, afinal, estamos em pleno carnaval, período de festa e diversão... Ontem foi meu aniversário, dia de celebrar a vida... Mas como falar de vida se a dor da morte ainda doe no meu peito? Sinto que se não falar sobre este assunto, não conseguirei escrever sobre mais nada... Vou tentar. Vocês podem gostar, ou não. Podem concordar, ou não. Comentar, ou não. Mas se refletirem a respeito terá valido a pena!

Nos últimos dias, ou melhor, meses, quem sabe anos? Vi pessoas queridas se perderem por caminhos errados, das drogas e da criminalidade, digo caminhos errados do ponto de vista das regras sociais, mas não especificamente dessas pessoas que escolheram estes caminhos, pois, para elas, em um determinado momento da vida (que eu não consigo enxergar qual foi), este caminho foi a melhor opção. Mas que infelizmente, mais à frente, pode não ter sido tão boa assim... Ou não... Como saber?

Como saber o que pode ser melhor para o outro se muitas vezes não sabemos o que é melhor para nós mesmos, não é? Mas entre viver uma vida de incertezas, de perdas, de solidão, de preconceitos, de dificuldades, de carência afetiva, de violência, de dor, enfim, de tantos problemas, e encerrar a vida jovem, qual será a melhor opção? O que mais poderia vir pela frente? Haveria saída?

No mundo capitalista em que vivemos, enfrentamos muitas desigualdades sociais, muita falta de oportunidade de trabalho, de estudo, falta de expectativa de vida... Falta de afeto, de compreensão, falta de estrutura familiar... Falta de dignidade.

Neste mundo moderno em que vivemos, as pessoas estão se esquecendo do principal, do amor ao próximo! De enxergar o outro que está ali ao seu lado, mas, muitas vezes, não é visto na sua essência! Pessoas convivem embaixo de um mesmo teto sem conhecer os interesses, anseios e dificuldades que o outro sente.

Vivemos em um mundo injusto! Um mundo que julga pelas aparências, pelos atos extraordinários, pelos desatinos, pela aparente maldade cometida, que, muitas vezes, não passam de defesa de um ser humano desesperado, cujo único caminho foi a sua própria desgraça...

Ninguém nasce para ser mal ou para ser infeliz. Todo ser humano nasce com uma centelha divina que lhe dá a capacidade de amar. O pior criminoso, o maior assassino, é capaz de amar, ou a mãe, ou um filho, ou um santo de sua devoção, ou um cão vira-lata, ou a sua própria arma de fogo, que nada mais é que o seu instrumento de defesa ou de auto-afirmação...

É fácil julgar os criminosos quando estamos de fora, ou quando a maldade dele nos atinge diretamente, quando somos vítimas dos seus atos... Mas só quando perdemos um jovem que amamos, que vimos crescer, e que tivemos a oportunidade de conhecer o seu lado bom, amoroso, educado, é que entendemos que todos nós estamos vulneráveis a escolher o caminho errado em algum momento de nossas vidas... Só nesta situação entendemos porque todos os domingos as portas dos presídios estão lotadas de mães a espera do horário de visita para ver os seus filhos... E porque a pena de morte jamais será solução para diminuir a criminalidade.

Não estou aqui para fazer apologia ao crime, de maneira alguma! Mas para desabafar a dor de uma perda, para refletir e tentar entender os motivos que levam muitas pessoas a trilharem por caminhos errados e, muitas vezes, sem volta!



8 comentários:

Karina Aldrighis disse...

Oi Querida amiga, em primeiro lugar FELIZ ANIVERSARIO atrasada!!!Tá valendo ainda??rsrsrs
Estes são os caminhos tortuosos da vida, Lú, mas não somos nós que os escolhemos, a vida nos impõe, o que fazer? Não temos escolha a não ser confiar em uma força maior que nós: Deus! Desejo que ele lhe dê forças para superar mais este doloroso caminho!Se precisar, estou aqui! bjs e força!

Vale Humor disse...

Oi, Lú! Esse texto é denso e exige reflexões profundas. Ainda estou digerindo... Beso.

André Bianc disse...

Luluzinha,
Não existe caminho sem volta, teremos outras chances para a nossa lenta evolução."Como estamos encarnados em um planeta de prova e expiação, só assim entendo as razões de nossas escolhas e os caminhos que nos ofereceram, por isso que, jamais podemos julgar ninguém. Enfim, temos o livre arbítrio, talvez seja este o maior presente de nossa existência, daí, podemos afirmar que: O plantio é livre,mas a colheita é obrigatória. Sejamos tolerantes e generosos. Bjs.
André Bianc

Lucimara Fernandes disse...

Karina, minha amiga querida e leitora assídua dos meus pensamentos... rs
Claro que tá valendo, querida! Qualquer manifestação de carinho é válida todos os dias do ano! obrigada!
Quanto aos caminhos equivocados, é muito triste perder alguém para eles... Mas, neste caso, não há mais o que fazer... Escrevi sobre isso com a intenção de refletir e buscar soluções para quem ainda continua aqui... para tentar evitar que outros casos semelhantes aconteçam, pelo menos perto de nós...
Obrigada pelo apoio!
Bjs

Lucimara Fernandes disse...

Oi Vaccari, querido!
Então eu atingi meu objetivo!!! Provocar reflexão! Obrigada!!!
Beijos

Lucimara Fernandes disse...

Andrézito!
Verdade! A Doutrina Espírita nos explica isso e nos consola! Mas como você mesmo citou, existe o livre arbítrio, podemos escolher caminhos melhores e mais curtos para a nossa evolução! Muito sofrimento poderia ser evitado com isso...
Eu me pergunto porque um jovem, de uma família boa, opta por esse destino? O que poderia ter sido feito para ajudá-lo? Quais eram as suas necessidades que ninguém percebeu? O que faltou para ele?
Precisamos ser mais atentos com as pessoas a nossa volta!!
Obrigada querido!
Beijos

Marli disse...

Oi Lu, Finalmente consegui um tempinho em casa para comentar no seu post. Soh nao estou conseguindo pontuar. Desculpa.
Um grande problema eh que nao sabemos como escolher. Acredito que escolhemos mal e precisamos de orientacao de Deus para nao cair assim.
O mais importante eh saber que mesmo errando, ha volta sim e soh buscar em Deus.
Agora, deixando o plano espiritual de lado, vejo que precisamos estar mais atentos para a necessidade do nosso vizinho. Quando perguntaram a Jesus quem era nosso vizinho, ele contou a historia do bom samaritano. Portanto, nosso vizinho e toda pessoa com quem cruzamos, seja uma vez ou varias vezes.
Que Deus abra os nossos olhos para ver quem esta sofrendo e precisando de nossa ajuda.
Depois dessa reflexao, tenho certeza que eu e vc, iremos prestar mais atencao no nosso vizinho.

Lucimara Fernandes disse...

Oi Marlizinha!!!
Verdade! Hoje mesmo li uma frase de Chico Xavier que diz o seguinte: "Ninguém cruza o nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão"...
Que Deus ouça a sua prece e que estejamos sempre dispostas a ajudar!
Grande beijo, amiga!
E obrigada!