Hoje, após a oportunidade de reencontrar velhos amigos, na noite passada, acordei inspirada para falar das verdadeiras amizades.
Ter um grande círculo de amigos e uma vida social agitada não é sinônimo de ter verdadeiras amizades. Basta ter um problema, precisar de ajuda, ficar desempregado, sem dinheiro, sem carro, triste ou deprimido, ou mesmo contrariá-los, para perceber isso... Logo, todos eles somem... São os famosos amigos por conveniência, enquanto você está servindo para alguma coisa ou passando a mão à cabeça deles para tudo o que fazem, tudo bem! Caso contrário, te viram as costas.
Os verdadeiros amigos estão sempre ao nosso lado quando mais precisamos! Parecem adivinhar quando precisamos deles, colocam-se à disposição para nos ajudar em qualquer situação, deixam seus problemas de lado para solucionar os nossos, choram conosco quando estamos tristes, seguram nossas mãos quando não temos forças para seguir em frente, nos dão um rumo quando perdemos a direção, nos ouvem quando precisamos desabafar, nos aconselham quando estamos perdidos, nos contrariam quando estamos errados, nos aceitam como somos e não querem nos mudar, procuram nos compreender ao invés de julgar...
Os verdadeiros amigos também ficam felizes por nós, comemoram as nossas conquistas como se fossem deles, estão sempre ao nosso lado nos melhores momentos, nas festas de aniversário, de casamento, de formatura, nos nascimentos, batizados, jogos da Copa, feriados, nos dias de Natal e de Réveillon, enfim, fazem questão da nossa companhia em todos os momentos. E mesmo quando não podem estar presentes, fisicamente, estão sempre torcendo por nós de onde quer que estejam!
Para os verdadeiros amigos tempo e distância não são suficientes para abalar uma amizade, muito pelo contrário, apenas servem para mostrar o quanto o sentimento que os unem é forte e verdadeiro! A vida deles pode mudar, o destino de cada um pode seguir por caminhos diferentes, podem ficar anos sem se encontrarem, mas quando isso acontece parece que nunca se afastaram, a intimidade e a afinidade entre eles continuam como antes!
Reencontrar velhos amigos que moram em outros estados, outros países, ou mesmo do outro lado da cidade, mas que, por motivos inexplicáveis, não se encontram há 20 anos, e perceber que, após tanto tempo, nada mudou, é sempre uma grande alegria! Amizades como estas devem ser preservadas!
Por outro lado, não devemos considerar como verdadeiras apenas as velhas amizades, pois, muitas vezes, bastam alguns minutos ao lado de alguém que acabamos de conhecer para sentir a mesma afinidade! Sei que devemos ter cuidado para não acreditar sempre na primeira impressão, pois podemos nos decepcionar... Mas devemos seguir a nossa intuição e o nosso coração. Ao encontrar pessoas especiais em nosso caminho devemos dar atenção e valorizar esta nova amizade!
Verdadeiras amizades são fundamentais em nossa vida! Por isso, se você tem a sorte e o merecimento de contar com essas pessoas ao seu lado, parabéns! Certamente, você também é um verdadeiro amigo!
Afinal, como dizia Fernando Pessoa, "o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Afinal, como dizia Fernando Pessoa, "o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".