domingo, 31 de julho de 2011

Homem ou Mulher?

Quem é mais difícil de ser entendido?

Apesar de quase todo mundo achar que são as mulheres, eu discordo! A verdade é que mesmo em pleno século XXI o mundo continua machista e as ideias masculinas ainda predominam em nossa sociedade, por mais que tentemos mudar isso... E são os homens que acham difícil entender as mulheres... Existe até uma piada que diz ser mais fácil construir uma ponte que atravesse os oceanos que entender o que se passa na cabeça de uma mulher... O que não é verdade!

A mulher é transparente. É muito simples entender o que se passa por sua cabeça, pois a mulher fala o que sente, o que pensa, o que a incomoda e o que ela quer. Já o homem, na sua suposta superioridade, acha que pode calar-se e assim mesmo ser compreendido.

A mulher luta pelo o que ela quer. E o que toda mulher quer é ter atenção, ser amada e, claro, ser compreendida. Já o homem nem sempre sabe o que quer... E mesmo quando sabe, acomoda-se em sua zona de conforto, sem muita disposição para mudar as coisas. O homem não se preocupa se a mulher o entende, pois ele se acha muito óbvio, o que nem sempre é verdade.

A mulher quer ser independente, ser bem sucedida no trabalho, quer viajar, conhecer o mundo, mas além de tudo isso, ela quer amar! Quer ser amada! Quer viver uma história de amor! E isto é um fato, mesmo que, muitas vezes, o negue! No fundo é isso que ela quer!

Mas e o homem? Será que ele também não tem o mesmo ideal? Acho que a maioria deles só não dá muita ênfase ao assunto pelas convenções da sociedade, pela maneira como fora criado, pelos costumes machistas... Mas acredito que eles também tenham esta necessidade, de viver um grande amor! Muitos se casam por conveniências, pela comodidade, mas não se esquecem do antigo amor do passado... Outros passam a vida procurando, solitários, vivendo na boêmia... Muitos se casam diversas vezes na esperança de encontrar a parceira ideal sem jamais encontrá-la... E quantos escrevem lindos poemas e histórias de amor que gostariam de ter vivido?

Homens e mulheres são seres muito diferentes, mas que precisam um do outro para viver e ser feliz! Durante muitos anos acreditei que os opostos se atraem e que homens e mulheres são diferentes para se completarem. Hoje, acredito que os semelhantes se atraem e que através das afinidades podemos ser felizes. E a maior afinidade que pode existir entre um casal é querer viver e compartilhar uma verdadeira história de amor! Quando isso acontece, todas as outras diferenças perdem a importância e enfrentar as diversidades passa a fazer parte do dia a dia, como uma coisa normal.

Para chegar onde eu quero, citarei aqui parte de um outro texto que escrevi, publicado no Blog da ZZZ, Verdade, que fala exatamente do que perdemos ao ficar sempre tentando entender ou invés de viver: “Então por que tentar entender? Por que não viver os momentos e simplesmente aceitá-los como verdadeiros? Por que querer conhecer a verdade do outro? Se para ser feliz o que importa é nossa própria verdade... Só temos duas opções: acreditar ou duvidar. Acreditar é o melhor caminho para ser feliz. Duvidar é negar o incontestável, pois só nós sabemos o que de fato vivemos. Então para que perder tempo? Por que sofrer? Se a verdade está a nossa frente... Basta abrir os olhos e enxergar com a alma!”

Querer definir homens e mulheres é uma bobagem... Para as principais coisas da vida, que são as mais simples, não é necessário explicação, apenas sensibilidade!

Para refletir, deixo a vocês, uma linda poesia do meu amigo André Bianc, que tem tudo a ver com o que eu quis dizer neste post:

Definição

Definir tudo que existe
Transcendendo o individual
Buscando a resposta que omite
O "ter" fútil e o "ser" essencial.

Tentaremos um novo exercício
De refletir, contemplar e amar?
Trabalhando neste duro ofício
Toda a existência a resgatar.

Definir é limitar.


Se você quiser conhecer outros poemas de André Bianc, visite o blog: http://andrebiancpoeta.blogspot.com/


4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto, excelente. Apenas gostaria de salientar que existe algo pretensioso, no sentido de não reconhecer a verdade de cada um, e por isso altamente parcial e superficial em suas conclusões.
ABRAÇOS.

Lucimara Fernandes disse...

Olá caro leitor Anônimo,
Obrigada pela sua participação, mas talvez você não tenho me entendido, ou melhor, eu não tenha não tenha me expressado bem... Não quis dizer que não reconheço a verdade de cada um, mas que muitas vezes, para mim, é difícil compreender a verdade do outro quando as atitudes não condizem com as palavras... E são nestes momentos que ficar sofrendo para entender a verdade do outro não vale à pena... É melhor aceitar os fatos a ficar tentando entender o que se passa...
Continue participando do blog! É sempre muito bom conhecer a opinião dos leitores! Este é o objetivo do blog, trocar ideias!
Um abraço!

Anônimo disse...

Gostei do texto, é poético,romântico, só não é fisico, sim na física os opostos se atraem, os semelhantes repelem, é fisica não tem como contestar. Mais num relacionamento a 2 nem sempre é exato.Somos únicos , sempre diferentes, mesmo de mesmo sexos, somos diferentes, as linhas de pensamentos mudam, até mesmo por ser mulheres quer dizer que lutam por tudo, nem todas eu conheço algumas que gostam de ser dependente, e a exceção é mais de um, então tem que se considerar. Existe um pensamento sobre SUBMISSÃO. Não é humilhar ninguém, só coloca ela ( pessoa)abaixo de alguém em alguma missão, mais mulher não é sexo frágil não, pelo contrário como diz ROBERTO CARLOS, é uma mentira cabeluda, precisamos delas que tantos homens crescem e não quer largar o peito (rsrsrs).
Mais lendo o seu post, estranhei qdo vc fala "Então por que tentar entender? Por que não viver os momentos e simplesmente aceitá-los como verdadeiros? Por que querer conhecer a verdade do outro? Se para ser feliz o que importa é nossa própria verdade... "
Não foi essa pessoa que conheci alguns dias.
Não conseguimos viver .Só pensando no que iria acontecer depois...Realmente não foi legal como vc já dizia sei lá premeditava. Também não foi decepcionante, só acho que seria bem mais gostozo se fosse como vc afirmava aciam "VIVER"

Um BEIJÃO.
SEAMAN

Anônimo disse...

Oi eu sei que não estamos falande fragilidades, é que existe um pensamente que começa cedo, a Mulher é mais frágila do que o Homem, por isso eu levei para esse lado.
É fácila entender uma mulher dar carinho,ouvi-lá , só que não dava pra pedir atenção , fora dos seguintes horários:
JORNAL, FUTEBOL,MADRUGADA.(RSRSRS)
SEAMAN.