domingo, 30 de dezembro de 2012

Feliz Recomeço!!


Todo ano é a mesma coisa... Encerramos o ano com uma lista de projetos para o Ano Novo e sempre com a esperança de dias melhores!

Porém, logo, ao retornarmos ao trabalho, ou das férias, esquecemos daquele espírito de renovação e, infelizmente, no decorrer do ano, muitos desses projetos não chegam a ser executados...

Mas o que seria de nós sem a oportunidade de repensar nossa vida, avaliar nossas estratégias, reconhecer nossos erros, estabelecer novas metas, escolher novos caminhos, enfim, sem a chance de recomeçar?

A vida é um eterno recomeço... Renascemos todas as manhãs após uma longa noite de sono... O sol renasce todos os dias para nos aquecer e manter a vida do planeta... Renascemos todos os dias ao aprender algo novo... E cada renascimento gera uma nova mudança, mesmo que imperceptível.

A vida é uma constante mudança! Nada fica parado, tudo de se transforma a cada segundo! Toda mudança encerra um ciclo e dá início a uma nova fase, uma nova história, que dará continuidade a nossa vida, que deve ser vivida com toda intensidade!

E o que seria de nós sem a oportunidade de recomeçar? Precisamos deste recomeço assim como precisamos de nossos erros para aprender uma lição! Pois se é errando que se aprende é recomeçando que temos a chance de nos tornarmos melhores.

Evoluir é a nossa missão! E para que ela aconteça precisamos permitir que as mudanças aconteçam em nossa vida, mesmo que aos poucos, mas todos os dias!

2012 está acabando... E, contrariando a previsão dos Maias, o mundo não acabou!! A vida continua, graças a Deus! Mais uma fase que se encerra, mas ainda temos muito a viver e a realizar!

Ao fazer um balanço deste ano, se a sua lista de erros for maior que a de acertos, não fique triste! Sinal que você deu um passo à frente, pois foi capaz de enxergar e assumir os seus erros! Procure avaliá-los e perceber onde você pode mudar para evitar que eles reapareçam nas listas dos próximos anos... Não desperdice a oportunidade de aprendizado!

Desejo que 2013 chegue carregado de muita energia positiva, trazendo muitas renovações, abastecido de muita alegria e repleto de muito amor! E que toda esta bagagem nos proporcione a garantia de uma longa e boa viagem!

Ao fazer as malas para esta nova aventura, não esqueça de incluir muita paciência, paz e perseverança, para que os dias sejam mais leves e mais fáceis de serem vividos!

Um bom recomeço a todos e Feliz Ano Novo!

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Natal... Momento de reflexão!


Eu não me lembro se quando era criança eu acredita, ou não, em Papai Noel... Mas eu me lembro da expectativa pela chegada do Natal e da alegria de reunir a família toda na casa dos meus avós, da satisfação de reencontrar as minhas primas, da bagunça no momento da troca dos presentes de Amigo Secreto e do almoço no dia seguinte, quando ficávamos relembrando os acontecimentos da noite anterior ao comer as sobras da ceia, sempre tão generosa, graças a Deus!

Mas os anos passam, os primos se casam, constituem novas famílias, alguns tios e os avós se vão, e o núcleo familiar se desfaz... As pessoas se distanciam... Raramente se encontram... Os laços familiares já não são mais os mesmos... Na minha família, ninguém mais se veste de Papai Noel.

Hoje percebo que na infância o Natal tem um encanto especial, tudo parece ser mágico! E com o tempo o simbolismo passa a ser outro. Para os adultos a noite de Natal passa a ser como outra qualquer, porém, com a família reunida em torno de uma mesa, geralmente farta, e a troca de presentes continua, apesar de sabermos que isso faz parte do comércio de um mundo capitalista... Mas a tradição permanece.

Apesar desta visão realista, e até mesmo fria, o que me impressiona é que a magia do Natal continua! Nesta noite é impossível não nos lembrarmos daqueles que já se foram, sentir saudade das pessoas queridas que estão distantes e parar por alguns instantes para refletir sobre a nossa vida... A nostalgia faz parte do Natal.

Mas também durante esta época do ano as pessoas se sentem mais solidárias e dispostas a contribuir com projetos voluntários de ajuda às famílias carentes, adotam crianças para dar presentes e roupas, visitam asilos, orfanatos, instituições de caridade ou doam cestas básicas, tentando retribuir, de alguma forma, aquilo que receberam durante o ano. Sabemos que muitos fazem isso porque se sentem na obrigação de contribuir, mas a maioria faz de coração! E é isso o que importa! (Pena que nem sempre este comportamento não se estende durante o ano...).

Vivemos em um país de grande diversidade religiosa, mas independente de religião ou crença, quando chega o Natal todos são tocados pelo espírito natalino, o que nos torna mais sensíveis e emotivos nesses dias do ano.

2012 anos se passaram desde o nascimento de Jesus e até hoje a sua presença permanece entre nós, seus exemplos continuam sendo lembrados e sua força continua nos estimulando a melhorar nossa conduta no dia a dia... Ainda não somos perfeitos, temos muito a evoluir e sabemos que as tentações são grandes, mas ter um Exemplo a ser seguido é o que nos faz continuar em nossa trajetória!

Desejo que este espírito natalino permaneça entre nós durante os 365 dias do novo ano, que está para começar, trazendo paz, harmonia, alegria e muito amor a todos!

Feliz Natal!!